MELLO, Márcia Cristina de Oliveira (2007)
A Alfabetização na Imprensa Períodica Educacional Paulista (1927-1943)
São Paulo, 2007. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
A Alfabetização na Imprensa Períodica Educacional Paulista (1927-1943).
Nome do Orientador: Carlos Roberto da Silva Monarcha
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo apresenta os resultados de pesquisa de fundo histórico sobre a abordagem da alfabetização na imprensa períodica educacional paulista (1927-1943). A pesquisa tem por objetivos: contribuir para a ampliação dos estudos históricos em Educação; contribuir para a compreensão de um passado recente da história da alfabetização no Brasil; identificar, analisar e compreender as idéias escolanovistas sobre alfabetização veiculadas nas revistas oficiais do ensino público paulista; e, compreender qual a importância das revistas na divulgação dessas idéias. Mediante a pesquisa documental e bibliográfica, foi possível constatar que essas revistas contribuíram para a difusão de concepções e idéias sintonizadas com os princípios escolanovistas tendo em vista transmitir aos professores saberes necessários para alfabetizar crianças. Palavras-chave: alfabetização; Imprensa períodica educacional; Métodos de alfabetização; Escolanovismo.