COSTA, Dania Monteiro Vieira (2007)
O Trabalho Com a Linguagem Oral em Uma Instituição Educativa Infantil
Espírito Santo, 2007. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Espírito Santo.
O Trabalho Com a Linguagem Oral em Uma Instituição Educativa Infantil.
Nome do Orientador: Cláudia Maria Mendes Gontijo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho integra estudos desenvolvidos no campo da linguagem, numa abordagem histórica, cultural e social, pela linha de pesquisa Educação e Linguagens, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata de um estudo de caso que tem por objetivo a investigação sobre o trabalho que é realizado com a linguagem oral numa instituição de Ensino Infantil do Sistema Municipal de Vitória, ES. Fundamenta-se na abordagem bakhtiniana de linguagem e nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski que postulam que as interações verbais são, ao mesmo tempo, constitutivas dos sujeitos e da linguagem. A partir de dados coletados por meio de observação participante em salas de aula, entrevistas com os sujeitos, gravações em audiovisual e fotografias, seleciona os eventos nos quais as interações verbais foram mais evidentes. Para análise dessas situações, toma por base os pressupostos teóricos da perspectiva bakhtiniana de linguagem e também os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, Leontiev e Elkonin (especificamente, nas elaborações construídas sobre as brincadeiras na infância), buscando dialogar com a realidade observada por meio de dois tipos de situações: as rodas de conversa e a linguagem oral e a linguagem oral como elemento integrante da brincadeira. Considera que as análises efetuadas contribuem com as discussões sobre o tratamento que é dado à linguagem oral no interior das instituições de ensino infantil, tendo em vista que aponta a necessidade de transformação da sala de aula em um espaço no qual as crianças possam se enunciar, se expressar, se constituir como sujeito. Nesse sentido, as brincadeiras infantis se revelaram como uma atividade que possibilita as crianças se enunciarem. Nelas, as crianças assumem diferentes lugares sociais e fazem uso de diferentes gêneros do discurso, de acordo com o lugar que assumiram na ação lúdica.