ARAÚJO, Monica Daisy Vieira (2007)
Formas e Condições de Apropriação da Cultura Escrita Digital Por Crianças de Camadas Médias
Minas Gerais, 2007. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Formas e Condições de Apropriação da Cultura Escrita Digital Por Crianças de Camadas Médias.
Nome do Orientador: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa busca compreender quais são as formas e condições de apropriação da cultura escrita digital por crianças, de 7 a 10 anos de idade, de classe média alta, consideradas com alto nível de letramento digital. Por terem fácil acesso a internet em casa e na escola essas se envolvem em relações de transmissão e apropriação da cultura escrita digital bem peculiares. A pesquisa foi realizada numa perspectiva qualitativa, em uma escola particular de 1º a 4º série do Ensino Fundamental e que atende uma clientela de classe média alta. Optamos por este segmento pelo fato de ser constituído por crianças que podem ser consideradas imersas na cultura escrita e ter fácil acesso a Internet tanto na escola, quanto em casa. Os primeiro procedimento metodológico foi a observação das aulas no laboratório de informática. Este procedimento nos ajudou a conhecer melhor os sites mais visitados, os jogos preferidos, a desenvoltura com o computador, as práticas da cultura digital em casa e assim pudemos escolher os sujeitos que tinham um alto nível de letramento digital. Desta forma a observação, tinha o objetivo de registrar as particularidades concretas (Graue e Walsh) das aulas de informática da escola e dos sujeitos envolvidos nestas aulas. Com o intuito de verticalizarmos a pesquisa, realizamos em seguida entrevistas semi-estruturadas com as oito crianças escolhidas que variavam sua idade entre 7 a 10 anos, seus pais (mãe ou pai), professores referência e a professora de Informática