DEMÉTRIO, Ana Cicilia (2007)
"O Que Ensinar?" " Como Ensinar?": Reflexões Sobre a Seleção e Organização de Conteúdos no Processo de Alfabetização
Santa Catarina, 2007. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Vale do Itajaí.
"O Que Ensinar?" " Como Ensinar?": Reflexões Sobre a Seleção e Organização de Conteúdos no Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Cássia Ferri
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa os critérios de seleção e a organização dos conteúdos de uma professora alfabetizadora numa escola da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú. Na tentativa de compreender como os professores alfabetizadores fazem determinadas escolhas dos conteúdos e no modo de organização dos mesmos em seu cotidiano, formulou-se a seguinte questão problema: como são selecionados e organizados os conteúdos numa classe de alfabetização do Ensino Fundamental da rede municipal de Balneário Camboriú? Diante desta questão problema, delimitou-se os seguintes objetivos específicos: identificar os critérios de seleção e organização dos conteúdos no processo de alfabetização; analisar as práticas de planejamento na constituição das pautas interacionais da professora alfabetizadora e observar as práticas de intervenção no processo de alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da abordagem qualitativa, utilizando a metodologia de Estudo de Caso, sendo definida uma professora de classe de alfabetização de uma escola pública municipal. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros de observação participante, com a duração de quatro meses, e da análise de conteúdo dos materiais utilizados pela professora, dos materiais dos alunos, transcrições das gravações feitas em fitas K7, Projeto Político Pedagógico da escola e arquivos da secretaria. A análise permitiu organizar os dados coletados em torno das seguintes questões: compreender os critérios que a professora utilizava para selecionar os conteúdos com base nas suas concepções de currículo, ensino e alfabetização e; como organiza esses conteúdos, visando a elaboração do planejamento com destaque para a metodologia e avaliação. Os dados revelaram que a seleção dos conteúdos para a classe de alfabetização pesquisada ocorre segundo: um rol de conteúdos previamente definidos/conhecidos para a série; uma suposta hierarquia entre disciplinas, acentuando, como mais importantes a Língua Portuguesa e a Matemática e uma escala de conteúdos, listados dos considerados mais simples para os considerados mais complexos. A organização dos conteúdos é influenciada pela concepção de alfabetização pautada na transmissão do conhecimento como “verdade absoluta”; através da utilização de exercícios de memorização, repetição mecânica e exposição de modelos, desconsiderando a função social da escrita. As análises também evidenciam a ação didática da professora na qual o conhecimento é somente pretexto para a realização de atividades. Assim as propostas metodológicas utilizadas pela professora não conseguem refletir a teoria (ou o discurso), da mesma sobre o processo de alfabetização, evidenciando o método tradicional de alfabetização e uma avaliação dos alunos na perspectiva da pedagogia do exame. Com base nas análises realizadas, esta pesquisa salienta a necessidade de uma formação especifica para os professores alfabetizadores, avaliando o processo de seleção e organização dos conteúdos em classes de alfabetização, compreendendo o currículo como uma produção cultural e, portanto, datada historicamente e construída coletivamente.