GABARDO, Carmen Lucia (2007)
A Mediação Discursiva e as Representações do Alfabetizador
A Mediação Discursiva e as Representações do Alfabetizador.
Paraná, 2007. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Letras)
Universidade Federal do Paraná.
Nome do Orientador: Reny Maria Gregolin Guindaste
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho apresenta como foco de análise a relação existente entre as representações teóricas do professor alfabetizador sobre o processo de ensino/aprendizagem e suas implicações na prática pedagógica pessoal, entendendo-se tais representações como constituídas pela internalização de conhecimentos e das experiências individuais na inserção social e cultural durante o processo de interação. As representações configuram-se em elos de uma cadeia ininterrupta de interpretação, de atribuição de sentidos e significados aos objetos do conhecimento, sendo que, no confronto com outros sentidos, podem constituir-se em instrumentos de superação. A identificação das concepções teóricas dos professores sobre ensino e aprendizagem foi realizada a partir da análise de conceitos implícitos em proposições teóricas selecionadas por eles como significativas para o desenvolvimento do processo educativo, e julgadas pertinentes de acordo com sua concepção de mundo. As proposições apresentadas versavam sobre a concepção de educação, ensino, aprendizagem, papel do professor, desenvolvimento humano e ensino da escrita, pautadas em tendências pedagógicas, psicológicas e do ensino da língua escrita. Para verificar como tais conceitos revelam-se na prática da sala de aula dos professores pesquisados, adotaram-se como parâmetros de análise as enunciações discursivas que configuram o processo de interação no encaminhamento metodológico que desenvolvem na mediação discursiva. O referencial teórico pauta-se nas contribuições de Vygotsky, Bakhtin e seus seguidores, os quais concebem a possibilidade de apreender o ser na sua inteireza social e singular. O pensamento dialógico é explorado com o objetivo de relacionar a linguagem, a aquisição do conhecimento e as representações como formas de conhecimento, significação e referenciação envolvidas na formação da consciência. A análise dos enunciados gerados na interação da sala de aula foi desenvolvida a partir de aspectos fundamentais nesse processo, tais como: a importância da interação no movimento discursivo, o processo de internalização e a relação entre a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento das funções psíquicas ponto de convergência entre linguagem e pensamento. Procurou-se, igualmente, por meio da identificação dos recursos expressivos utilizados (entonação, repetição, metáforas) no processo enunciativo-discursivo, apreender as marcas da expressividade/subjetividade/heterogeneidade enunciativa que se mostram, se desvelam e se constituem nas negociações de sentidos, significações e referenciações presentes na relação do sujeito com a linguagem.