GONDIM, Márcia Regina Alves (2007)
Práticas de Letramento em Classes de Alfabetização de Crianças e Desenvolvimento da Consciência Fonológica
Distrito Federal, 2007. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Brasília.
Práticas de Letramento em Classes de Alfabetização de Crianças e Desenvolvimento da Consciência Fonológica.
Nome do Orientador: Stella Maris Bortonio-Ricardo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação de perspectiva qualitativa e de abordagem etnográfica buscou analisar algumas práticas de letramento e sua relação com o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças em classes de alfabetização. Procurou, também, compreender o trabalho de mediação e a transição da língua oral para a língua escrita, bem como o espaço da sala de aula como ambiente letrador, onde possam ser desenvolvidas as habilidades de leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada em uma escola da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, em uma classe de alfabetização de crianças que fazem parte do projeto BIA - Bloco Inicial de Alfabetização. Essa sala de aula constituiu-se de alunos pertencentes a classes populares. A metodologia utilizada permitiu uma participação colaborativa. Os resultados apresentados sinalizaram para a constatação da relação entre consciência fonológica e construção da leitura e da escrita, na prática de alfabetizar letrando.