VENÂNCIO, Adriana Gomes (2007)
A Criança Como Artesã das Palavras: o Trabalho Com a Poesia na Educação da Infância
A Criança Como Artesã das Palavras: o Trabalho Com a Poesia na Educação da Infância.
São Paulo, 2007. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Nome do Orientador: Elizabeth Tunes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Nessa pesquisa o nosso objetivo é destacar a poesia como um instrumento de trabalho nos processos de desolvimento da linguagem de crianças em fase de alfabetização (entre 5 e 6 anos) Considerando o importante papel se a linguagem desempenha no próprio desenvolvimento das crianças para nós, pensar em proposições que suscitem o trabalho com a linguagem das crianças é, como sinaliza Vygotsky (1994), considerar que é fundamentalmente través da linguagem constituída num meio histórico- cultural que as crianças desenvolvem habilidades de planejar suas ações e principalmente de organizar e constituir seu pensamento.