CISNE, Sandra Celia de (2007)
Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador
Santa Catarina, 2007. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador.
Nome do Orientador: Lígia Regina Klein
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Consideramos este trabalho de dissertação, intitulado: "Na Busca de Mudanças: O percurso do Professor Alfabetizador", como um momento aberto à discussão e compreensão da postura dos professores alfabetizadores frente às mudanças metodológicas ocorridas no trabalho com a alfabetização. Para empreendê-lo tomamos como referencial teórico a perspectiva histórica. Três capítulos foram organizados para elucidar o interesse em conhecer como nossos professores alfabetizadores estão apreendendo e transpondo para a prática as novas metodologias. Assim, no primeiro capítulo, procuramos introduzir as questões que justificaram a escolha desse tema e, no segundo, é analisado o contexto que deu substrato ao percurso engendrado pelos professores quanto à busca de novas informações metodológicas para a prática alfabetizadora. No terceiro capítulo procuramos analisar, através das contribuições dos professores, suas compreensões sobre os conceitos teóricos-metodológicos que se detacaram em suas exposições, buscando, como critério para a reflexão, a discussão do ecletismo e suas conseqüências para o trabalho pedagógico e a compreensão da função do professor na atual sociedade