RODRIGUES, Carlos Henrique (2008)
Situações de Incompreensão Vivenciadas Por Professor Ouvinte e Alunos Surdos na Sala de Aula: Processos Interpretativos e Oportunidades de Aprendizagem
Minas Gerais, 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Situações de Incompreensão Vivenciadas Por Professor Ouvinte e Alunos Surdos na Sala de Aula: Processos Interpretativos e Oportunidades de Aprendizagem.
Nome do Orientador: Maria Lúcia Castanheira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Nesta dissertação, apresenta-se uma investigação de processos interpretativos, por parte de uma professora ouvinte e de seus alunos surdos, em relação ao que está sendo dito ou o que está acontecendo em sala de aula. Para isso, são anal isadas situações de incompreensão ocorridas nessa sala, na qual os participantes (professora e alunos) têm domínio variado da Língua de Sinais Brasi leira (Libras). Os dados para o desenvolvimento deste estudo foram coletados através de observação-participante (SPRADLEY, 1980), real izada em uma turma do segundo ciclo de uma escola públ ica de Belo Horizonte, durante o ano de 2007 e o primeiro semestre de 2008. A turma era composta por 9 alunos e 4 alunas, com idade entre 13 e 15 anos. A partir da exploração de conceitos da sociol ingüística interacional, tais como pistas de contextual ização (GUMPERZ, 1982a), enquadre e esquema (GOFFMAN, 1974; TANNEN & WALLAT, 2002), o estudo oferece elementos para uma melhor compreensão de como os alunos e sua professora valem-se dos conhecimentos que possuem para construir oportunidades de aprendizagem da l íngua e dos conteúdos escolares e de como processos inferenciais são constitutivos dessa construção. As anál ises real izadas evidenciaram, ainda, que a interação discursiva em Libras favorece a apropriação individual dos conteúdos escolares e a construção de entendimento comum das atividades pedagógicas propostas.