MACHADO, Greici Quéli (2008)
Aprendizagem da Leitura: Contribuições e Limitações dos Métodos de Ensino Fônico e Global na Alfabetização de Crianças
Rio Grande do Sul, 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-Graduação em Letras)
Universidade de Santa Cruz do Sul.
Aprendizagem da Leitura: Contribuições e Limitações dos Métodos de Ensino Fônico e Global na Alfabetização de Crianças.
Nome do Orientador: Rosangela Gabriel
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Nos últimos anos tem havido um crescente interesse nos estudos sobre a aprendizagem da leitura. E, para que a aprendizagem transcorra de forma eficiente, a análise dos métodos de ensino é de fundamental importância. Conforme descrito por Soares (2003, 2007), para assinalar quais são as melhores estratégias a serem usadas na aprendizagem da leitura de crianças, de forma a oferecer todas as condições para o aprendiz iniciar-se no mundo letrado, é necessário analisar a alfabetização sob três pontos de vista. O primeiro diz respeito à questão técnica da língua, ou seja, o ato de decodificação e codificação, a representação grafema-fonema/fonema-grafema. O segundo, atém-se à questão do significado, da compreensão leitora. E o terceiro, considera a alfabetização um processo social, ou seja, a aprendizagem da língua escrita possui funções e fins conforme o contexto social em que está inserida. A partir disso surgiu este estudo, com o intuito de discutir quais são os argumentos favoráveis e contrários aos métodos fônico e global na alfabetização de crianças, com o objetivo de investigar qual a melhor forma de alfabetizar. Resumidamente, podemos caracterizar o método fônico como o defensor da consciência fonológica na aprendizagem da leitura, atribuindo, dessa forma, grande importância à decodificação, pois, de acordo com essa abordagem, é através da correspondência grafema-fonema que se constrói a aprendizagem da leitura. Já o método global distingue-se pela ênfase dada ao significado e ao contexto em que o aluno está inserido, caracterizando a leitura como um processo de identificação global das palavras. Nota-se que o ensino da leitura é uma atividade cognitiva complexa, em que se criam vínculos entre a cultura e o conhecimento, entre as atividades sociais e culturais, entre o homem e o mundo. Após a conclusão deste estudo, ficou confirmado que tanto o método fônico quanto o global apresentam argumentos convincentes para a alfabetização de crianças. Seguindo esse raciocínio, é sensata a busca por uma terceira alternativa que privilegie os aspectos positivos de cada método utilizando cada estratégia no seu momento certo. Para atingirmos uma alfabetização de qualidade é necessário respeitar o caminho dos alunos no desenvolvimento de suas hipóteses sobre a escrita, possibilitar o trabalho com textos, resgatar a importância do alfabeto, das relações entre sons e letras, respeitar os momentos de descobertas dos alfabetizandos, focalizando sempre o objeto da aprendizagem da leitura: a linguagem.