SILVEIRA, Rosilene de Fátima Koscianski da (2008)
A Contribuição da Literatura no Processo de Alfabetização e Letramento: Uma Reflexão Mediada Pelo Olhar da Criança
Santa Catarina, 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Extremo Sul Catarinense.
A Contribuição da Literatura no Processo de Alfabetização e Letramento: Uma Reflexão Mediada Pelo Olhar da Criança.
Nome do Orientador: Celdon Fritzen
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa teve como alvo refletir sobre a contribuição da literatura no processo de alfabetização e letramento da criança a partir da escuta desta. Com vistas à consecução do estudo, a pesquisa utilizou a abordagem qualitativa com as estratégias propostas pelos espaços de narrativa, cuja base teórica contempla autores que entendem a linguagem como essencial na constituição dos sujeitos, e a criança como ator social que produz linguagem e cultura. Inicialmente, este estudo procede a uma análise das conexões históricas e teóricas da alfabetização e do letramento com a literatura; depois, a uma discussão das possibilidades desencadeadas pela literatura, enquanto canal de experiência estética e poética, na formação do leitor/autor. Em seguida, descreve-se o trabalho realizado em parceria com 21 crianças da primeira série do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica Irmã Edviges vinculada à Rede Pública Estadual, situada no município de Criciúma-SC. A partir das falas das crianças, as quais tiveram abertura de espaços para a narração e/ou criação de histórias e poesias, buscou-se uma forma de pensar tanto a criança como protagonista do processo da sua aprendizagem, quanto o papel da literatura na escola, como linguagem viva, dinâmica e mobilizadora de saberes e de sujeitos.