LEÃO, Deusmaura Vieira (2008)
Aquisição da Linguagem Escrita: Efeitos Significantes
Goiás, 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Goiás.
Aquisição da Linguagem Escrita: Efeitos Significantes.
Nome do Orientador: Cristóvão Giovani Burgarelli
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Aquisição da língua escrita: efeitos de significantes é resultado de um estudo vinculado à Linha de Pesquisa Cultura e Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Este estudo tem por objetivo realizar uma reflexão acerca do caminho percorrido pela criança, desde as primeiras produções gráficas feitas em sala de alfabetização, até o texto escrito, bem como acerca do posicionamento teórico dos professores frente a essa produção. Para isso, apresentou-se o cenário da alfabetização no contexto atual, explicitando-se o campo teórico predominante na sala de aula, ou seja, uma descrição da concepção que fundamenta a prática dos professores alfabetizadores e de como estes vêem a aquisição da escrita pela criança. Para esse intento foi feita uma releitura dos trabalhos de Emília Ferreiro e colaboradores, os quais, considerando a criança um ser cognoscente que passa por níveis de conceituação que evidenciam as hipóteses que formula sobre a língua escrita na fase de alfabetização, entendem que ela (re)constrói o conhecimento sobre a língua por meio de sua própria elaboração. Discute-se que essas pesquisas trouxeram modificações na concepção de escrita, passando a subsidiar teoricamente documentos oficiais como o Referencial Curricular para Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais, que constituíram-se, oficialmente, em sugestão para subsidiar a organização dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas salas de aula da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Para que o objetivo da pesquisa fosse alcançado recorreu-se a um referencial que expõe o sujeito como efeito de linguagem e as posições subjetivas que implicam a representação do sujeito na língua, muito importantes para a compreensão da criança como ser falante no processo de alfabetização e as transformações ocorridas em sua fala e escrita. A abordagem do escrito infantil mantém um diálogo com as reflexões realizadas por Borges (2006) em seu livro: O quebra-cabeça: a alfabetização depois de Lacan. Metodologicamente, optou-se por algumas reflexões sobre as produções escritas das crianças realizadas em sala de aula e pela análise dessas produções com base no arcabouço teórico exposto no decorrer do trabalho. Constatou-se que quando se levam em consideração as marcas efetivas do Outro e os efeitos dos significantes, ou seja, os processos metafóricos e metonímicos presentes na produção infantil, obtém-se melhor compreensão do processo de aquisição da linguagem.