FARIA, Luciane Miranda (2008)
As Práticas de Alfabetização na Escola Estadual "Dom Galibert" em Cáceres-MT: 1975-2004
Mato Grosso, 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
As Práticas de Alfabetização na Escola Estadual "Dom Galibert" em Cáceres-MT: 1975-2004.
Nome do Orientador: Cancionila Janzkovski Cardoso
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa integra os estudos desenvolvidos pela Linha de Pesquisa Educação e Linguagem; do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso; cujo objetivo é compreender como se deram As práticas de alfabetização na Escola Estadual Dom Galibert em Cáceres-MT de 1975 a 2004. Esta delimitação temporal leva em conta a criação e extinção dessa escola; respectivamente; considerada representativa por ser umas das mais antigas da cidade; perpassando a vigência da Lei de Diretrizes e Bases (LDB 5692/71) até a Organização da Escola em Ciclos de Formação; em 2000; a partir da proposta do Ciclo Básico de Aprendizagem (CBA 1997 a 1999). Trata-se; portanto; de uma pesquisa histórica; baseada em fontes documentais e bibliográficas aportadas no âmbito da História Cultural e da Educação; bem como da História Oral; dialogando; por isso; com alguns de seus representantes: Chartier (1990); Le Goff (1990); Frago (1993); Mortatti (2000); Faria Filho (1998; 2001); Vidal (1995); Meihy (1996) dentre outros. Vários questionamentos podem levar o pesquisador a perceber nos indícios; nos sinais; na materialidade as práticas de que os objetos são portadores ou que formalizam. Sendo assim; recorri à recuperação; reunião; seleção e organização de fontes documentais; obedecendo a critérios relacionados com sua condição de fontes; levando em conta conteúdo; finalidade e forma de veiculação desses documentos classificados por Mortatti (2000) como normatização; tematização e concretização. Para tanto; entendo que não basta apenas mapear a existência de documentos em determinada época; mas; fundamentalmente; entender como se configura a tensão entre o velho e o novo; neste dado momento histórico; no que diz respeito à alfabetização de crianças da Instituição investigada. Os dados analisados a partir das fontes orais (08 alfabetizadoras) e das fontes escritas (em torno de 157 diários de 37 professoras alfabetizadoras e outros documentos) revelam que algumas práticas permanecem cristalizadas; evidenciando uma prática de alfabetização da parte para o todo (método sintético); tendo em vista a recorrência nas fontes orais escritas dos termos vogais; sílabas simples e complexas; alfabeto; palavras e frases; alternando-se com o uso de palavras-chave; temas geradores; o que supostamente; evidencia; também; o uso do método da palavração. Além da recorrência de todos estes termos; a partir de 1990; aparecem evidências da prática com produção de textos; produção de leitura e interpretação de textos diversos. A partir deste momento acredito que o objetivo de fixação e reprodução da cópia abre espaço para as diversas possibilidades em que apresentam os textos até como pretexto para trabalhar gramática. Compreendo; contudo; que as novas proposições vão determinando as práticas das professoras; permitindo-me afirmar que as novas práticas estão sempre ancoradas às velhas; e a mudança mesmo que; sutilmente; vai aos poucos incomodando e se incorporando; e ainda mais; acredito que não só as concepções de ensino; mas também as normas instituídas e em vigência; no período delimitado; foram determinando as práticas da alfabetização na Escola Estadual Dom Galibert em Cáceres-MT.