BROTTO, Ivete Janice de Oliveira (2008)
Alfabetização: Um Tema, Muitos Sentidos
São Paulo, 2008. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Alfabetização: Um Tema, Muitos Sentidos.
Nome do Orientador: Gilberto de Castro
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Letramento é um termo que se inseriu no contexto educacional brasileiro na década de 1980 sob várias formas de divulgação. Em relação à alfabetização escolar, vem sendo entendido e disseminado por alguns teóricos da educação como abordagem necessária no processo de ensino da língua materna a que a alfabetização não tem correspondido. Ao que quer parecer uma revolução conceitual, percebe-se que estudos de outras áreas também já apontavam para a necessidade de nova abordagem para a linguagem ensinada na escola. Assim, com o objetivo de identificar e analisar as concepções de professores alfabetizadores sobre letramento, realizou-se pesquisa empírica com professores alfabetizadores da rede pública municipal de Cascavel e de Santa Helena Oeste do Paraná. Os instrumentos metodológicos utilizados foram imagens gravadas durante curso de extensão ministrado para os professores alfabetizadores e questionários com perguntas abertas e fechadas. A análise do conteúdo empírico desenvolveu-se à luz das categorias bakhtinianas: dialogismo, plurivocalidade, alteridade e tema; compreendidas na relação com o tema letramento, no Brasil, especificamente na área de alfabetização infantil, e com os estudos sobre linguagem situados a partir da década de 1980. Chegou-se à conclusão de que o tema letramento não procede como nova abordagem para o ensino da alfabetização, uma vez que ambos, letramento e alfabetização, tratam de um mesmo objeto: o ensino da língua materna. No entanto, os estudos sobre o letramento, especificamente em relação à alfabetização na série inicial do ensino fundamental, mostram que esta ainda não atende ao seu objeto, motivo pelo qual quer se imprimir outra denominação. As concepções de linguagem dos professores alfabetizadores e as filiações que movimentam seu ensino é uma dessas investigações. As vozes capturadas de suas enunciações mostraram que: o que lhes têm feito sentido no seu processo de ensino é a concepção pela qual foram ensinados a pensar a língua; nada está resolvido ou esgotado sobre a forma de conceber a natureza da linguagem que dá base ao ensino da língua em alfabetização, para o professor; o Outro-aluno ainda não é visto como um falante, conhecedor da língua falada e habitante de um mundo que se organiza e se define pela linguagem.