ZASSO, Silvana Maria Bellé (2008)
A Produção de Cultura e Subjetividade no Entre-Lugares da Escrita das Crianças em Processo de Alfabetização
Rio Grande do Sul, 2008. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A Produção de Cultura e Subjetividade no Entre-Lugares da Escrita das Crianças em Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Margareth Schaffer
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho tem a escrita por tema de estudo. Investigamos a escrita de crianças em processo de alfabetização com o propósito de defender que o ato de escrever produz cultura e subjetividade e é marcado pela singularidade daquele que escreve. Em outras palavras, mostramos que a escrita vai muito além da aprendizagem e domínio de uma técnica, pois ao escrever o sujeito diz de si por constituir-se por meio dela e, produz cultura, na medida em que (re)significa a tradição a cada ato enunciativo. Situado no campo pedagógico, recorremos a algumas contribuições da sociologia da cultura de Bhabha (1998) no que diz respeito ao lugar de produção da cultura e, à lingüística enunciativa de Benveniste (1988, 1989) na busca uma proposta que defende a presença do homem na língua em uso. Tais teóricos implicados ao campo da alfabetização possibilitaram abordar a escrita numa perspectiva de produção sempre única e irrepetível, a qual destaca a existência de um sujeito singular. A coleta de dados foi realizada por meio da proposição de oficinas de escrita a um grupo de crianças dos anos inicias do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Conclusivamente, este estudo permite dizer que o ato de escrever é sempre conflituoso pela presença de reflexões, dúvidas, acertos, erros etc. sobre a escrita e, pelo fato de o sujeito que escreve constituir-se num espaço intervalar, não-coincidente, do enunciado com a enunciação.