TABOSA, Mariana Queiroga (2008)
O Trabalho Com a Escrita de Textos em Livros Didáticos de Português: Escolarização de Saberes Linguísticos
Minas Gerais, 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
O Trabalho Com a Escrita de Textos em Livros Didáticos de Português: Escolarização de Saberes Linguísticos.
Nome do Orientador: Aracy Alves Martins
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa pretende compreender como acontece o trabalho com a escrita de textos em três livros didáticos de Português, a partir da relação de interlocução que estabelecem com saberes de referência da Lingüística, textos de currículos oficiais e programas de avaliação de materiais didáticos, de abrangência nacional. Os livros didáticos selecionados pertencem à oitava série do ensino fundamental, publicados, nas últimas três décadas, especificamente nos anos de 1984, 1998 e 2002. As análises desses livros realizam- se a partir de procedimentos de análise textual propostos pela Análise de Conteúdo e Análise do Discurso, considerando-se as relações entre a estruturação dos discursos e suas condições de produção. Essas análises estão organizadas em duas etapas. A primeira delas refere-se à análise das concepções de língua apresentadas pelo Manual do Professor dos livros didáticos. Na segunda etapa, analisam-se as propostas de trabalho (as atividades) com a língua e com a escrita de textos, presentes no Livro do Aluno, evidenciando-se as relações que estabelecem com as concepções de língua presentes no Manual do Professor. Perpassam as duas etapas das análises a identificação de saberes lingüísticos de referência e dos seus modos de escolarização, que, como se pode constatar, acontece de modo indireto, principalmente a partir de textos de currículos oficiais (propostas e parâmetros curriculares) e de critérios definidos por programas de avaliação de materiais didáticos (Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD). Nesse sentido, tem-se em vista evidenciar a dinâmica de referência que se estabelece entre as propostas para o ensino do Português dos livros didáticos e os saberes lingüísticos. O estudo realizado demonstrou haver uma alternância das concepções de língua e dos modos de se propor o trabalho com a escrita de textos, que ora acontece a partir de orientações às quais subjazem a concepção de língua como um instrumento para a comunicação, ora acontece a partir de orientações que trazem de modo subjacente a concepção de língua como interação social. Nesse sentido, a escolarização de saberes lingüísticos acontece, no Livro do Aluno, principalmente a partir da utilização de terminologias referentes às concepções da língua como instrumento para a comunicação ou da língua como interação social.