ROCHA, Fernanda Cristina Campos da (2008)
A Reforma João Pinheiro nas Práticas Escolares do Grupo Escolar Paula Rocha - Sabará (1907-1916)
Minas Gerais, 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
A Reforma João Pinheiro nas Práticas Escolares do Grupo Escolar Paula Rocha - Sabará (1907-1916).
Nome do Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Neste trabalho, buscamos investigar e compreender a implementação da Reforma João Pinheiro a partir dos impasses dos alunos em concluir o primário em quatro anos e da grande retenção no 1º ano do curso, no Grupo Escolar Paula Rocha, da cidade de Sabará, entre 1907 e 1916. Assim, enfocamos a primeira turma de 1º ano primário que ingressou em 1907, ano da criação do Grupo Escolar, e a acompanhamos até 1916. Esse período marca a primeira década da introdução de uma importante Reforma Educacional em Minas Gerais, responsável pela criação dos grupos escolares e pela introdução do ensino graduado, prevendo quatro anos para a sua conclusão. Preocupamo-nos em explicitar as práticas escolares acerca da organização dos anos escolares (1º ao 4º ano), enfocando o cotidiano do grupo, principalmente em relação à retenção e à não conclusão do primário, relacionando-as com a legislação do período. Utilizamos como fontes principais os relatórios de diretores e inspetores, as atas de exames, os livros de matrículas e a legislação mineira referente ao período aludido. Para a análise das fontes, alguns autores inseridos no debate sobre cultura escolar e práticas escolares foram fundamentais, como Chervel (1990, 1998), Julia (2001), Faria Filho (1996, 2007) e Vidal (2005); também nos apoiamos nos estudos sociológicos de Lahire (1997) e Charlot (2000) para a análise da retenção dos alunos no primeiro ano de escolarização. Este trabalho evidenciou as dificuldades de implementação da reforma e o caráter criativo da escola, visto que as professoras junto à direção vão recriando, em seu cotidiano, as práticas escolares do grupo em questão. Nosso estudo pretende ser uma contribuição para a história das práticas escolares da escola primária mineira.