FRANCO, Maristela Canário Cella (2008)
Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita: Concepção e Prática Pedagógica de Professores da Rede Municipal de Curitiba
Paraná, 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Tuiuti do Paraná.
Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita: Concepção e Prática Pedagógica de Professores da Rede Municipal de Curitiba.
Nome do Orientador: Maria Auxiliadora Cavazotti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O aprendizado da escrita é um dos focos centrais de preocupação acerca da Educação Básica. A trajetória histórica da alfabetização em nosso país apresenta essa preocupação nas constantes disputas teórico-metodológicas entre métodos tradicionais e novas propostas. A instauração da proposta construtivista de Emília Ferreiro e do trabalho com o texto produziu alterações na prática pedagógica em alfabetização, até então habituada com a cartilha e com os procedimentos do método tradicional a ela atrelados. A impossibilidade de sistematização do código trouxe um contexto de indefinição metodológica ao trabalho do professor. Diante desse contexto, a pesquisa teve por objetivo investigar como o professor da 1ª série ou da 1ª etapa do ciclo do Ensino Fundamental da escola da rede municipal de Curitiba tem compreendido o processo de ensino-aprendizagem da língua escrita. Tomamos a perspectiva sócio-histórica como fundamento para compreender o processo de ensino-aprendizagem da língua escrita. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal método de coleta de dados, a entrevistas semi-estruturada, realizada com as professoras alfabetizadoras envolvidas. A análise dos dados coletados permitiu verificar que o trabalho com o texto contextualizado causou impacto, produzindo avanços significativos capazes de orientar o desenvolvimento de um processo de alfabetização eficaz, com vistas ao letramento. Palavras-chave: ensino e aprendizagem, leitura e escrita, prática pedagógica.