BISPO, Janice Gallert (2008)
Os Processos de Alfabetização e Letramento na Aprendizagem da Linguagem Escrita no Contexto das Atividades Registradas nos Cadernos
Santa Catarina, 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Regional de Blumenau.
Os Processos de Alfabetização e Letramento na Aprendizagem da Linguagem Escrita no Contexto das Atividades Registradas nos Cadernos.
Nome do Orientador: Osmar de Souza
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo investiga os processos de Alfabetização e Letramento na aprendizagem da linguagem escrita no contexto dos cadernos das crianças de primeira série. O objetivo da pesquisa é compreender os processos de Alfabetização e Letramento através da linguagem escrita expressas nos cadernos, durante o ano letivo de 2005 em processo inicial de aprendizagem da escrita com as implicações do contexto escolar. A pesquisa é qualitativa documental, analisa os registros e verifica as concepções de linguagem, a utilização e a influência do contexto escolar nos processos de Alfabetização e Letramento presentes em 20 salas de aula da primeira série no Município de Foz do Iguaçu. A pesquisa se fundamenta numa perspectiva de letramento, no modelo ideológico, inserida a linha de Pesquisa de Análise de Discurso e Práticas Educativas. Destaca a contradição entre a forma e significação referentes à escrita, observando-se a diversidade dos registros no contexto de aprendizagem.