LAPUENTE, Janaina Soares Martins (2008)
“Método da Abelhinha” em Pelotas: Contribuições à História da Alfabetização (1965 a 2007)
Rio Grande do Sul, 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Universidade Federal de Pelotas.
“Método da Abelhinha” em Pelotas: Contribuições à História da Alfabetização (1965 a 2007).
Nome do Orientador: Eliane Teresinha Peres
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação investiga o processo de divulgação e permanência do “Método da Abelhinha” em Pelotas e, principalmente, a sua utilização pelas professorasalfabetizadoras pelotenses, entre os anos de 1965 e 2007. A periodização deste estudo considerou o ano de 1965, em função da criação do método e estendeu-se até 2007 em razão da localização de professoras que alfabetizaram com o método, seguindo as orientações teórico-metodológicas das autoras contidas no Guia do Mestre e no Guia de Aplicação, até esse período. A análise dos dados foi realizada através do entrecruzamento das fontes orais e escritas. Em relação às fontes orais, foram consideradas as onze entrevistas realizadas com as professorasalfabetizadoras pelotenses que utilizaram o “Método da Abelhinha” e dentre as fontes escritas, as seguintes: os Guias do método, três diários de classe, sete cadernos de aula de alunas alfabetizadas pelo referido método, materiais didáticos produzidos pelas professoras-alfabetizadoras e correspondências (bilhetes e cartas) trocadas entre uma professora e a pesquisadora durante a investigação. Os resultados deste trabalho pretendem contribuir com as pesquisas em História da Alfabetização.