ARAUJO, Vanuzia dos Santos (2009)
Práticas de Alfabetização na Escola Santa Terezinha (Guiratinga/Mt 1971-1998)
Mato Grosso, 2009. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
Práticas de Alfabetização na Escola Santa Terezinha (Guiratinga/Mt 1971-1998).
Nome do Orientador: Cancionila Janzkovski Cardoso
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, na área de concentração de Teorias e Práticas Pedagógicas, vinculada à área de pesquisa em Educação e Linguagem e ao Grupo de Pesquisa ALFALE. A proposta da pesquisa, focada na pré-escola e na primeira série da Escola Santa Terezinha Guiratinga/MT é trazer uma contribuição para a compreensão das práticas de alfabetização originadas nessa instituição. Trata-se de um trabalho de fundo histórico, baseado na análise de fontes documentais e na história oral de vida de alfabetizadoras, sendo que os dados obtidos têm relevância num momento em que se busca (re)construir a história da alfabetização no Estado de Mato Grosso e no Brasil. Portanto, o objetivo foi o de reconstituir parte da história da alfabetização, por meio da análise das fontes documentais encontradas (diários de classe, documentos, cadernos, fotos, etc.) e da trajetória de nove profissionais que deram sua contribuição nessa instituição, reconhecidas como boas alfabetizadoras, pela escola e pela comunidade. A delimitação temporal levou em conta o ano de 1971, período em que foi implantada a Lei 5.692, e o ano de 1998, época da implantação do Ciclo Básico no Mato Grosso. Este estudo baseia-se em teorias que abordam a história cultural; a cultura escolar; a história da infância e de sua escolarização; a história da alfabetização (Mato Grosso e Brasil); a linguagem e a alfabetização. Tornou-se possível conhecer, por meio das fontes documentais e dos relatos das alfabetizadoras, como a escola procedia no ensino da alfabetização no período de 1971 a 1998. Nas normatizações da pré-escola e da primeira série no país e no Estado de Mato Grosso pude, através de documentos dos acervos visitados, principalmente do arquivo da escola em foco, entender aspectos que permearam a cultura e a prática pedagógica no período focado neste estudo, cujas práticas constituíram as representações do ensino e aprendizagem da infância na região de Guiratinga. Foram observados também aspectos do espaço ou instrumento material desenvolvido para alfabetizar da instituição nas fontes documentais que foram direção no trabalho da prática pedagógica, das quais possibilitaram o uso de artefatos materiais em diversas atividades para a aprendizagem da leitura e da escrita. Por fim, foi analisada a natureza das práticas de alfabetização na Escola Santa Terezinha descritas nos planos de curso/ensino e nos diários de classe entrecruzada com as narrativas dos sujeitos entrevistados que ali atuaram, desenvolvendo, criando e recriando formas relativas ao ensino e à aprendizagem da infância. Constatou-se a existência de uma variedade metodológica nas práticas alfabetizadoras, com destaque para a utilização de aspectos do método montessoriano para a pré-escola na década de 1970. No entanto, os métodos de ensino mais utilizados nas atividades da pré-escola e da primeira série presentes nos cadernos de classe, registros dos diários de classe, depoimentos das alfabetizadoras e livros didáticos foram o silábico e misto.