FILIPPI, Adriana (2009)
A (Re) Construção de Uma Prática Alfabetizadora Frente aos Desafios de Pesquisar as Relações de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula
Rio Grande do Sul, 2009. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Passo Fundo.
A (Re) Construção de Uma Prática Alfabetizadora Frente aos Desafios de Pesquisar as Relações de Ensino e Aprendizagem em Sala de Aula.
Nome do Orientador: Adriana Dickel
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho tem por objeto de estudo a prática pedagógica e as relações de ensino-aprendizagem constituídas na dinâmica discursiva da sala de aula, frente aos desafios de apreensão/apropriação de novos conhecimentos a partir da intervenção, das trocas e diálogo junto a uma turma de 1º ano de uma escola pública municipal na cidade de Saudades ? SC. O estudo procura analisar como acontece a produção do conhecimento na dinâmica interativa de sala de aula e sua influência na organização do ensino, objetivando também construir e desconstruir hipóteses (conceitos) acerca do papel de professora como pesquisadora de sua própria prática. A exposição articula-se em torno de três eixos: formação do professor, prática pedagógica e o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. São analisados quatro episódios desenvolvidos em sala de aula, em situação dialógicas e interativas e alinhados em torno do uso de diferentes gêneros de textos. Os episódios são recuperados por meio de autoscopia - videogravações produzidas e analisadas pela pesquisadora como professora alfabetizadora - e de registros escritos, retratando um pouco das expectativas, limitações, avanços e transformações que atravessam a minha prática. As análises apontam que é preciso constantemente estar em processo de desenvolvimento profissional e pessoal, construindo conhecimento acerca da prática, significar o outro para poder compreendê-lo, dando um sentido ao agir pedagógico, e considerar a relação teoria e prática como parceiras na reflexão e reconstrução do trabalho pedagógico.