GONÇALVES, Macilene Vilma (2009)
Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas
Minas Gerais, 2009. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Relação entre consciência fonológica e o sucesso na alfabetização: um estudo com crianças alfabetizadas.
Nome do Orientador: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa estuda a relação entre a consciência fonológica e o sucesso na alfabetização investigando as habilidades de consciência fonológica de um grupo de 12 crianças já alfabetizadas e com bons desempenhos em leitura e escrita, aferidos por avaliação externa em grande escala, a Provinha Brasil, que mediu a aquisição do sistema de escrita alfabético e o nível de letramento de crianças do 2º ano do ensino fundamental, além do reconhecimento dos professores. Diferentemente de outros estudos que trabalharam com a predição, com o controle e com o treino explícito em consciência fonológica, antes do processo de aquisição da leitura e da escrita, com verificação posterior dos resultados, investigamos a presença ou ausência de habilidades de consciência fonológica após o processo de aquisição da leitura e da escrita. Na pesquisa, verificamos o nível de consciência fonológica dos sujeitos relacionando este resultado com o desempenho em alfabetização. Os resultados foram cruzados com alguns aspectos pedagógicos envolvidos na trajetória escolar dos sujeitos, tais como métodos, materiais didáticos, relatórios sobre desenvolvimento e oportunidades de treinamento em consciência fonológica. Como pressupostos teóricos foram incorporados estudos que revelaram pelo menos duas tendências: estudos que defendem a consciência fonológica como preditora e garantia do sucesso em alfabetização e estudos que compõem a corrente interativa, que vê alguns níveis de consciência fonológica como essenciais, e, outros, como a consciência fonêmica, como decorrência ou conseqüência da aprendizagem da leitura e da escrita. Nossos resultados mostraram, como em estudos anteriores, que alguns níveis de consciência fonológica parecem preceder a aquisição da língua escrita, mas sugeriram que outros, como a consciência fonêmica, seria desenvolvida após a leitura e a escrita, e que, portanto, não poderia garantir por si só, nem ser preditora do sucesso em alfabetização. A partir da análise da trajetória escolar dos sujeitos, nossa pesquisa parece ter levantado novas possibilidades de investigação em relação à existência de muitas outras variáveis que podem interferir no fenômeno multifacetado que é a alfabetização, além da consciência fonológica.