RODRIGUES, Ednalva Gutierrez (2009)
A Apropriação da Linguagem Escrita Pelas Crianças Surdas
A Apropriação da Linguagem Escrita Pelas Crianças Surdas.
Espírito Santo, 2009. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Espírito Santo.
Nome do Orientador: Cláudia Maria Mendes Gontijo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A dissertação integra a produção da linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e do grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita que tem como foco investigar as práticas de alfabetização no Espírito Santo. Toma como referência em suas análises a perspectiva histórico-cultural e a concepção bakhtiniana de linguagem. Tem como principal objetivo compreender a apropriação da linguagem escrita por crianças surdas matriculadas na segunda série de uma escola de ensino fundamental do município de Vitória, ES. Adota o estudo de caso do tipo etnográfico como opção metodológica. Parte do pressuposto de que a língua de sinais é enunciativa e discursiva e que a criança surda, inserida em atividades dialógicas, pode se apropriar da linguagem escrita. A partir da análise de três eventos significativos, privilegiando a produção textual em língua de sinais, atividades sobre o sistema de escrita e produção textual escrita, conclui que pelo fato de a criança surda não estabelecer a relação entre fonema e grafema, a mediação por meio da língua de sinais será condição permanente para que haja êxito na produção escrita. Evidencia a memória como uma função de suma importância nesse processo, pois as crianças constroem os seus textos a partir das experiências compartilhadas. Considera a educação escolar fundamental nesse processo, concluindo que as concepções de sujeito e de linguagem do professor influenciam significativamente as possibilidades de aprendizagem das crianças surdas.