CHAVES, Francine Silva (2009)
Alfabetização e Letramento, Desenvolvimento e Aprendizagem: Percepções e Concepções de Professores Participantes do Programa Ler e Escrever da Secretaria Municipal de Educação - SP
São Paulo, 2009. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade São Marcos.
Alfabetização e Letramento, Desenvolvimento e Aprendizagem: Percepções e Concepções de Professores Participantes do Programa Ler e Escrever da Secretaria Municipal de Educação - SP.
Nome do Orientador: Sanny Silva da Rosa
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo deste trabalho consistiu na identificação e na discussão das concepções teóricas acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, desenvolvimento e aprendizagem de professoras alfabetizadoras que participam do Projeto TOF (Toda Força ao 1º ano do Programa Ler e Escrever), uma política pública da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, iniciada no ano de 2006. Para a coleta e a análise dos dados, optouse por uma abordagem qualitativa de pesquisa que teve os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar, em linhas gerais, a formação do professor alfabetizador; b) identificar os pressupostos teóricos que norteiam a ação docente do professor; c) explicitar as concepções de alfabetização e letramento, de desenvolvimento e aprendizagem presentes no trabalho desse professor, visando à construção de conhecimentos que permitam uma reflexão sobre suas práticas educativas. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três professoras alfabetizadoras de escolas municipais localizadas na zona Leste da capital paulista. As teorias de aprendizagem e desenvolvimento de Piaget e de Vygotsky, e pesquisadores no campo da alfabetização e do letramento constituíram o referencial teórico deste estudo. A pesquisa permite concluir que as concepções de alfabetização e letramento, desenvolvimento e aprendizagem apresentadas pelas professoras evidenciam um entendimento teórico frágil e fragmentado, característicos do conhecimento de senso comum. A prática pedagógica aparece como instância formadora privilegiada em relação às sistematizações teóricas, fato que merece ser levado em conta na definição de metas, expectativas e avaliações das políticas públicas em educação em relação ao desenvolvimento humano e aprendizagem de seu quadro docente.