MACEDO, Tatiane Batista (2009)
Histórias de Formação de Alfabetizadoras: a Disciplina Didática da Linguagem no Magistério 1971 a 1985
Minas Gerais, 2009. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Uberlândia.
Histórias de Formação de Alfabetizadoras: a Disciplina Didática da Linguagem no Magistério 1971 a 1985.
Nome do Orientador: Sônia Maria dos Santos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa se insere no campo das discussões sobre a história da formação de alfabetizadoras e discute questões como a formação de alfabetizadoras no curso de Magistério de 2º Grau, currículo e as disciplinas escolares, conteúdos e metodologias de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou o cruzamento de fontes documentais e orais, por meio da pesquisa documental e da História Oral Temática. O objetivo deste estudo foi analisar a formação de alfabetizadoras no curso de Magistério por meio da disciplina Didática da Linguagem no período entre 1971 e 1985, pesquisando também os conteúdos e metodologias de ensino estudados na disciplina e as metodologias utilizadas pelas professoras formadoras em suas aulas. Para alcançar esses objetivos, foram analisados a legislação referente ao curso de Magistério e às disciplinas do curso, diários de classe e os depoimentos das professoras que ministraram aulas da disciplina Didática da Linguagem. O resultado da pesquisa mostrou que os conteúdos mais estudados eram os métodos de alfabetização e as metodologias e técnicas de sua aplicação. As professoras formadoras revelaram que suas práticas pedagógicas priorizavam o ensino de práticas metodológicas às teorias da aprendizagem e em suas aulas utilizavam muitos procedimentos técnicos como metodologias de ensino. Nesse período havia a concepção de que as alunas do Magistério deveriam aprender receitas de como dar aula.