SANTOS, Sebastiana Geny dos (2010)
A Apropriação da Língua Escrita na Escola: o Gênero Lenda Como Ação Didático-Pedagógica no Processo de Alfabetização
Santa Catarina, 2010. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade do Sul de Santa Catarina.
A Apropriação da Língua Escrita na Escola: o Gênero Lenda Como Ação Didático-Pedagógica no Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Maria Ester W. Moritz
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo tem o objetivo de descrever os processos de apropriação da língua escrita por crianças em fase de alfabetização, partindo do pressuposto de que a língua é usada socialmente como forma de ação e interação social e fundamentada no universo sócio-histórico-cultural da criança (VYGOTSKY, 1999). A pesquisa se desenvolveu em sala de aula com trinta e uma crianças de uma turma da primeira série do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para explicar o percurso metodológico e analisar o processo de apropriação da língua escrita, foi coletada a produção textual em três momentos diferentes. Em 2005, a coleta da primeira amostra ocorreu em março; a segunda amostra ocorreu em junho e, por último, coletamos a terceira amostra em novembro. Com base na perspectiva do desenvolvimento da escrita (VYGOTSKY, 1999, 1998; LURIA, 1998) e na sequência didática (SCHNEUWLY, DOLZ, NOVERRAZ, 2004), foram detalhadamente preparadas atividades específicas de língua materna e colocadas à disposição das crianças. Dessas escolhas teórico-metodológicas, foi organizada e preparada cada etapa de aprendizagem, na certeza de que as intervenções determinam o modo como as crianças escrevem. Foi utilizada a lenda como gênero de ação didático-pedagógica para criarmos situações de ensino-aprendizagem em que as crianças pudessem estabelecer contato com situações de escrita. Os resultados apontam que inicialmente as crianças não percebem a funcionalidade da linguagem escrita e ainda não sabem a função das letras no aprendizado da leitura e da escrita. E que a aplicação das atividades contribuíram para desenvolver capacidades de escrita combinadas à produção de texto. A análise dos dados apontou sobretudo que as estratégias e as intervenções adotadas colaboraram para um trabalho mais organizado e sistematizado, estabelecendo vínculos entre as práticas sociais e as práticas escolares mediadas pela ação da linguagem.