ALVES, Marly dos Santos Cláudio de Albuquerque (2010)
A Avaliação Como Instrumento de Melhoria da Qualidade da Alfabetização: Uma Análise da Experiência do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic)
Ceará, 2010. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Ceará.
A Avaliação Como Instrumento de Melhoria da Qualidade da Alfabetização: Uma Análise da Experiência do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic).
Nome do Orientador: Cláudia Maria Mendes Gontijo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa objetivou, de modo geral, verificar como as ações desenvolvidas pelo eixo de avaliação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) têm contribuído para a melhoria da qualidade da educação nos anos iniciais do ensino fundamental. Especificamente intencionou-se analisar como se deu o processo de implantação do PAIC nas escolas municipais; identificar o nível de conhecimento que os professores tinham sobre a concepção de avaliação promovida pelo PAIC; levantar junto aos professores qual a formação recebida para atuar junto ao programa; verificar como os professores utilizam o material didático em sala de aula; identificar as mudanças na prática do professor alfabetizador proporcionada pela divulgação os resultados da avaliação por aluno; e buscar informações quanto ao acompanhamento da Secretaria de Educação nas ações desenvolvidas nas escolas junto ao PAIC. A alfabetização é uma etapa da escolaridade na qual as crianças precisam adquirir as competências básicas de leitura e escrita. De acordo com os resultados do Estado do Ceará nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação e Cultura, os alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental apresentavam um estado crítico e muito crítico na leitura e na escrita. Assim, criou-se o Programa Alfabetização na Idade Certa, cuja meta é alfabetizar todas as crianças até sete anos de idade, trazendo para as escolas uma nova metodologia de ensino e avaliação, buscando assim, auxiliar a prática do professor alfabetizador e elevar a qualidade da educação no Estado. Nesse sentido, após três anos de implantação do programa, procedeu-se uma investigação de natureza qualitativa, com uma amostra composta de dez professores de um município, cujos alunos participam do PAIC desde a sua implantação no estado e que apresentaram mudanças significativas nesses três anos. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Ademais, foram consultados trabalhos na área de alfabetização e avaliação, os Parâmetros Curriculares Nacionais e documentos referentes ao Programa Alfabetização na Idade Certa e ao Programa de Formação Continuada de Professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental. A análise dos dados revelou uma significativa mudança na prática avaliativa do professor e no desempenho apresentado pelos alunos na avaliação realizada pelo PAIC, demonstrando que este programa veio para melhorar a qualidade da educação nos anos iniciais do ensino fundamental.