ALVES, Mônica Pinz (2010)
A Qualidade da Escola Brasileira em Questão: Reducionismos e Desafios na Formação Docente
Rio Grande do Sul, 2010. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
A Qualidade da Escola Brasileira em Questão: Reducionismos e Desafios na Formação Docente.
Nome do Orientador: José Pedro Boufleuer
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar os desafios do mestre, o educador e a qualidade do ensino. Partindo do pressuposto que o educador é o responsável pela qualidade do ensino, pela disciplina e motivação dos alunos em sala de aula e ainda pelo sucesso ou fracasso escolar, a presente pesquisa reflete sobre as práticas discursivas existentes e consequentemente as políticas públicas brasileiras. O olhar sobre o educador brasileiro conduziu para uma breve análise do material pedagógico de informação, a Revista Nova Escola, a qual em seus periódicos apresenta modelos prontos de planejamentos e dicas para o sucesso, afirmando sempre os bons resultados possíveis de alcançar. Uma revista criada para informar torna-se para muitos professores o meio de responder suas dúvidas em relação ao o que e como ensinar, reduzindo as práticas pedagógicas a essas duas dimensões. Por isso a necessidade de lançar um olhar para o educador, sua relação com a própria aprendizagem, o cuidado de si mesmo e, assim, constatar que uma educação centrada na pessoa promove um processo para a humanização, valoriza o pensar crítico e criativo, construindo e transformando a subjetividade e obtendo qualidade no ensino.