MARINHO, Simone Borrelli Achtschin (2010)
Aluno Satisfatoriamente Alfabetizado: os Critérios de Avaliação na Voz das Professoras
Minas Gerais, 2010. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Juiz de Fora.
Aluno Satisfatoriamente Alfabetizado: os Critérios de Avaliação na Voz das Professoras.
Nome do Orientador: Luciane Manera Magalhães
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O Sistema Municipal de Ensino de Juiz de Fora/MG regulamenta que as escolas, de sua rede, utilizem os conceitos Satisfatório (S) e Não Satisfatório (NS) como forma de registro de avaliação em turmas de alfabetização. Pautada na dificuldade de aplicação destes conceitos, investiguei, por meio da prática relatada, os critérios que cinco professoras alfabetizadoras adotam para caracterizar seus alunos como satisfatoriamente alfabetizados. Foi, também, objeto de investigação o modo como avaliam e as dificuldades que encontram na aplicabilidade desses conceitos. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, os dados foram gerados por meio de dois instrumentos: (i) entrevistas semiestruturadas e (ii) reprodução de documentos. A partir da análise dos dados, foi possível constatar que as professoras adotam tanto critérios específicos da alfabetização e do letramento, quanto não específicos. Avaliam os alunos de modo formal e informal e, por não terem parâmetros para compreender o que seja satisfatoriamente alfabetizado, encontram dificuldades para aplicarem os conceitos S e NS.