ANTUNES, Marley Eloisa Gonçalves (2010)
A Coordenação Pedagógica e as Contribuições Para a Formação de Professores Alfabetizadores
São Paulo, 2010. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Oeste Paulista.
A Coordenação Pedagógica e as Contribuições Para a Formação de Professores Alfabetizadores.
Nome do Orientador: Helena Faria de Barros
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta investigação propõe analisar quais as ações elaboradas pelo coordenador pedagógico que subsidiam o professor alfabetizador e o fazem refletir sobre sua concepção de ensino e aprendizagem, que embasam a sua prática ao iniciar as crianças no mundo da escrita. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo descritivo-interpretativo, que envolve a prática dos coordenadores pedagógicos da rede estadual e municipal das escolas do Ciclo I (1ª à 4ª séries) de seis municípios (José Bonifácio, Sales, Poloni, Mendonça, União Paulista e Santa Luzia), pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio SP, em um total de sete participantes. Os dados foram obtidos por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas, relatos de vida, e sessões reflexivas. A análise e a discussão dos dados foram feitas à luz de contribuições teóricas sobre alfabetização, letramento e coordenação pedagógica. Com esta investigação, verificou-se que os coordenadores pedagógicos não possuem formação adequada para a função, possuem um conhecimento fragmentado em relação ao trabalho reflexivo em que a prática está associada à teoria, demonstram carência de conhecimentos teóricos e metodológicos relacionados à alfabetização e letramento, apresentam dificuldades em relações interpessoais e pouca experiência na função.