BUBLITZ, Grasiela Kieling (2010)
Processo de Leitura e Escrita e Consciência Linguística de Crianças Que Ingressam aos 6 Anos no Ensino Fundamental
Rio Grande do Sul, 2010. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Processo de Leitura e Escrita e Consciência Linguística de Crianças Que Ingressam aos 6 Anos no Ensino Fundamental.
Nome do Orientador: Vera Wannmacher Pereira
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta tese, intitulada Processo de Leitura e Escrita e Consciência Linguística de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental, descreve e analisa, por meio de instrumentos específicos, a leitura, a escrita e a consciência linguística (fonológica, sintática e semântico/pragmática) de crianças que ingressam aos seis anos no Ensino Fundamental. A aplicação dos testes foi realizada em 14 sujeitos (8 meninas e 6 meninos), todos com 6 anos completos. O objetivo foi analisar e comparar os índices obtidos por todo o grupo e especificamente pelos meninos e pelas meninas. Os resultados permitiram observar a estreita relação entre a leitura, a escrita e a consciência linguística desses sujeitos que se encontram na mesma faixa etária. Além disso, foi possível relacionar esses índices com os pareceres elaborados pelas professoras do 1º ano sobre a evolução da linguagem das crianças sob outro ponto de vista.