MARANGONI, Simone Teresinha (2010)
A concepção das professoras da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em relação ao processo que envolve a alfabetização
Santa Catarina, 2010. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Oeste de Santa Catarina.
A concepção das professoras da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em relação ao processo que envolve a alfabetização.
Nome do Orientador: Ortenila Sopelsa
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar as concepções das professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação ao processo que envolve a alfabetização. No trabalho com as professoras alfabetizadoras foi utilizada a pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de uma investigação de abordagem participante. Trata-se de um enfoque de investigação social por meio do qual se busca plena participação da comunidade na análise de sua própria realidade, com o objetivo de promover a participação social para o benefício dos participantes da investigação. Na pesquisa, foram envolvidas nove professoras alfabetizadoras, sendo três da Educação Infantil ( Pré II), três do primeiro ano e três do segundo ano do Ensino Fundamental, integrantes da rede municipal, estadual e particular do município de Erechim (RS). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada. Além das entrevistas, foram desenvolvidos grupos de estudos quinzenalmente, os quais trataram de temas relacionados às dificuldades, inseguranças e aos conflitos que envolvem o cotidiano escolar na concepção das professoras alfabetizadoras. As entrevistas com as professoras, o trabalho com os grupos de estudo, foram realizados com o intuito de valorizar os saberes que os docentes adquirem nas suas vivências, contexto social e formação inicial e continuada, bem como dar voz às professoras alfabetizadoras, observando suas concepções em relação ao tema em pauta. A ênfase neste trabalho foi registrar alguns dos pressupostos que vão dando forma e direção às discussões coletivas que buscam contribuir para que os professores, possam compreender um pouco melhor aqueles com quem trabalham, o lugar onde trabalham, e todos que, de alguma forma, estejam envolvidos no processo de alfabetização. A análise dos dados foi realizada com base nas entrevistas, nos grupos de estudos e nas observações diretas. O principal referencial teórico que sustentou as análises foram: Freire (1978, 1989, 1996, 2000, 2002), Wallon (1975, 1979), Vygotsky (1991, 1993, 2000), Nóvoa (1991, 1995), Tardif (2002), Soares (1986, 1998, 2003, 2004, 2005), Pimenta (1999, 2002), Sacristán (1995, 2000), Saviani (1980, 1996, 1997) e Imbernón (2009). A análise dos dados revelou alguns aspectos em relação a alfabetização, tendo como base, a concepção das professoras alfabetizadoras, destacando em especial, a necessária distinção entre alfabetização e letramento, como processos indissociáveis, a complexidade dos processos do ensino e da aprendizagem considerando a formação humana neles presentes e a importância de se compreender o momento de passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, compreendendo o desenvolvimento e o contexto onde a criança está inserida. Nos grupos de estudo, foi evidenciado também a importância de um planejamento e trabalho coletivo nas escolas, um envolvimento maior dos profissionais na proposta políticopedagógica, na gestão participativa da escola e na formação continuada do grupo de professores, considerando sempre a realidade das crianças.