TASCA, Danieli Sebastiana Oliveira (2011)
Alfabetizar, Letrar - Práticas Alfabetizadoras no Contexto da Escola Organizada em Ciclos
Alfabetizar, Letrar - Práticas Alfabetizadoras no Contexto da Escola Organizada em Ciclos.
São Paulo, 2011. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Nome do Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Nesta primeira década do século XXI presenciamos algumas mudanças na organização da escola básica em função da aprovação da lei federal que institui o ensino fundamental de nove anos, inserindo a obrigatoriedade da entrada no primeiro ano das crianças com seis anos de idade. Junto disso, a proposta da escola ciclada, em oposição à escola seriada, tem sido adotada em número crescente pelos municípios brasileiros. Os estudos do letramento tem se destacado como uma perspectiva que apresenta alternativas para se pensar o processo de alfabetização na escola organizada em ciclos, pois toma o ensino da escrita a partir de sua prática social. Tendo em vista, portanto, a realidade da rede de ensino municipal de Campinas que aderiu à escola ciclada e teve que se adaptar às mudanças trazidas pela nova lei do ensino de nove anos, nesta pesquisa trabalhei com os depoimentos de quatro professoras-alfabetizadoras da rede Municipal de ensino de Campinas. O estudo baseia-se na perspectiva teórico-metodológica da História Oral. As entrevistas tiveram como objetivo trazer para o foco da discussão, os dizeres dessas professoras alfabetizadoras referente às suas práticas alfabetizadoras no processo de implementação da escola organizada em ciclos.