D’ALMEIDA, Leonardo Augusto (2011)
Aprender Brincando: Contribuições de Um Projeto de Colaboração Entre Professores de Educação Física e Alfabetizadores
São Paulo, 2011. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Aprender Brincando: Contribuições de Um Projeto de Colaboração Entre Professores de Educação Física e Alfabetizadores.
Nome do Orientador: Cláudia Patrocinio Pedroza Canal
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente trabalho trata das possibilidades de interação entre professores de diferentes disciplinas, procurando atender da melhor forma os atores principais da educação, os alunos. A partir do objetivo geral, quais as contribuições do projeto Brincando com as Letras e as Palavras para a aprendizagem de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental?, e específicos, analisar as dificuldades motoras e de escrita apresentadas pelos alunos durante o projeto e progressos motores e de escrita dos alunos durante o projeto, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, analisando o desenvolvimento no aprendizado motor e de leitura e escrita a partir de atividades colaborativas entre professor alfabetizador e professor de Educação Física. pesquisa esta, caracterizada como uma pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, que teve um caráter exploratório na medida em que procurou sistematizar práticas colaborativas de professores. A pesquisa fundamentou-se teoricamente em autores comprometidos com a educação como: Hernández, Thurler, Alarcão, Nogueira, entre outros. Foram realizadas atividades em sala de aula e em quadra, com dados referentes ao desenvolvimento dos alunos a partir de atividades escritas, atividades em quadra e avaliações contínuas de escrita e desenvolvimento motor a partir de quadros de análise. Ao final foram analisados sete alunos que obtiveram maiores dificuldades, sejam elas de escrita ou motoras, verificando o desenvolvimento dos mesmos. Por fim, a presente pesquisa propôs possibilidades de mudanças concretas nos alunos em todo projeto, sejam elas motoras ou de escritas, no início do projeto, obtínhamos sete alunos no estágio pré silábico ou silábico sem valor, e ao final nenhum caso registrado. Em análise motora, também analisamos mudanças significativas, na qual, alunos que apresentaram dificuldades motoras como andar para o lado, para trás ou pular com uma perna, ao final do projeto apresentaram conceitos avançados.