MACHADO, Miriam Raquel Piazzi (2011)
Alfabetização e Letramento Literário no 2° Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos: Funções e Usos da Literatura Infantil
São Paulo, 2011. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Alfabetização e Letramento Literário no 2° Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos: Funções e Usos da Literatura Infantil.
Nome do Orientador: Renata Junqueira de Souza
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa, Dissertação de Mestrado em Educação da UNESP Presidente Prudente, vinculada à linha Infância e Educação, é resultado de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, realizada em uma escola pública do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Alfabetização e letramento são conteúdos importantes da prática pedagógica, que se somam a outros conteúdos de igual relevância para a criança nos anos iniciais. Entretanto, não basta desenvolver competências, mas também tornar o processo de aprendizagem um processo criativo, lúdico e de múltiplas consequências para as crianças. Nessa perspectiva, é que se encontra esta pesquisa, não apenas realçando o papel da alfabetização e letramento, mas aliando a essa tarefa uma outra, a do desenvolvimento integral do aprendiz, que se constrói dialogando com sua cultura, num processo ativo de aprendizagem. Assim sendo, a investigação destaca o papel da literatura na perspectiva de formar o futuro leitor e contribuir para uma aprendizagem significativa. Tomando-se como base o conceito de alfabetização, letramento e letramento literário foram feitas entrevistas semi-estruturadas e observações de aulas, buscando-se verificar e analisar como a literatura infantil era utilizada por três professoras do 2º ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que as professoras diferenciam alfabetização de letramento, utilizam a literatura infantil em sala de aula, muitas vezes como pretexto para alfabetizar e letrar, principalmente nos aspectos gramaticais, ortográficos e na estrutura do texto: parágrafos, travessão, letra maiúscula. As professoras empregam outros portadores de texto: rótulos e trabalham com gêneros textuais: receitas, poesias, pequenas narrativas. A escola oferece meios para a formação do leitor, através de um trabalho na biblioteca escolar, de oficinas literárias, incluindo em seu calendário a Feira do Livro. Entretanto, há que se investir na formação inicial e continuada dos professores no sentido de que possam compreender e utilizar o letramento literário na sala de aula para a constituição de uma comunidade de leitores ativos e autônomos.