MACHADO, Maira Gledi Freitas Kelling (2011)
A Construção da Leitura e da Escrita em Classes de Alfabetização: Um Estudo Sobre o Acompanhamento Sistemático de Atividades Pedagógicas
Santa Catarina, 2011. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Vale do Itajaí.
A Construção da Leitura e da Escrita em Classes de Alfabetização: Um Estudo Sobre o Acompanhamento Sistemático de Atividades Pedagógicas.
Nome do Orientador: Valéria Silva Ferreira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a micropolítica desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Itapema/SC, intitulada: Diretriz Municipal ?Acompanhamento da Alfabetização?. Esta Diretriz surge da necessidade de aprimorar o processo de alfabetização deste município, prevendo acompanhamento do processo de aquisição da linguagem escrita das crianças a partir de avaliações diagnósticas de escrita nas turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental. Esta pesquisa está vinculada ao Eixo Temático Políticas Públicas e Práticas Educativas, tendo como Linha de Pesquisa as Práticas Docentes e Formação Profissional. As avaliações para identificar os níveis de escrita que as crianças apresentam são realizadas na segunda quinzena dos meses de março, maio, agosto e outubro. Definiram-se os sujeitos, utilizando-se dos resultados das avaliações da Provinha Brasil, teste 1, de 2009. Dentre as escolas escolhidas, a ?ESCOLA A? obteve o nível mais alto de desempenho (nível 4 e 5) e a ?ESCOLA B?, o nível mais baixo (nível 2 e 3) de desempenho na Provinha Brasil. Portanto analisou-se os resultados obtidos nas avaliações de escrita de duas escolas em turmas de 1º ano (2009) e 2º ano (2010) do ensino fundamental, verificando os resultados do processo de aquisição da linguagem escrita dos alfabetizandos. Elegeram-se os seguintes objetivos específicos: (1) verificar os resultados das avaliações de escrita em 2009 (1º ano) e março de 2010 (2º ano); (2) analisar o desenvolvimento da linguagem escrita apresentado pelos resultados das avaliações por escola; (3) analisar as evoluções individuais das crianças; (4) identificar as possíveis evoluções e discrepâncias nos resultados das avaliações de escrita e (5) conferir os resultados das avaliações obtidos em março de 2010, com os resultados obtidos na Provinha Brasil no mesmo período. A coleta dos dados foi realizada em duas etapas: (1ª) em 2009, da qual coletamos os resultados das avaliações das crianças do 1º ano das ?ESCOLAS A e B? nos meses de março, maio, agosto e outubro; (2ª) em março de 2010, da qual coletamos os resultados das avaliações das crianças do 2º ano e o resultado da Provinha Brasil do mesmo período nas ?ESCOLAS A e B?. A pesquisa trabalha com informações estatísticas de desempenho a partir de avaliações diagnósticas de escrita, permitindo interpretações que subsidiaram uma análise qualitativa. Esta abordagem está baseada nos trabalhos de Lankashear e Knobel (2008), Bogdan e Biklen (1994). Este trabalho fundamenta-se na concepção de criança cognoscente, sujeito da aprendizagem, capaz de compreender o mundo que o rodeia. Portanto a escrita é um objeto conceitual, conforme a perspectiva teórica de Ferreiro (1986; 1989; 1996; 2010) que descreve os níveis de desenvolvimento que a criança percorre para o processo de aquisição da linguagem escrita. Os resultados apontam que a intenção de acompanhar a aprendizagem das crianças a partir de avaliações sistemáticas é de grande valia, porém verificam-se problemas no processo, os quais precisa serem aperfeiçoados. Os dados agrupados de forma macro só servem para o gestor identificar a quantidade e ou percentual de crianças que se apresentam neste ou naquele nível de aprendizagem, o qual é mascarado pelo que realmente acontece no desenvolvimento individual, ou seja, nem sempre o melhor resultado são daquelas crianças que partiram dos níveis iniciais. É confirmado as discrepâncias nos resultados dos diagnósticos das avaliações realizadas entre outubro de 2009 e março de 2010 já que as avaliações são realizadas por pessoas diferentes. Confrontando os resultados das avaliações do acompanhamento da alfabetização com os resultados da Provinha Brasil, percebeu-se que os resultados não diferem entre as escolas. Embora as escolas pesquisadas forem de localidades distintas, uma menos favorecida que a outra, a hipótese levantada quanto às condições sociais serem influência para baixos índices, identifica-se que esta hipótese é refutada, já que as crianças de ambas as escolas apresentaram resultados parecidos nas avaliações da Provinha Brasil. Os resultados obtidos nessa pesquisa confirmam a necessidade de a equipe escolar e as professoras estarem atentas às crianças que avançam pouco e ou não progridem no ano escolar. A partir desta pesquisa pretendeu-se contribuir para identificar os pontos fortes e frágeis da Diretriz Municipal de ?Acompanhamento da Alfabetização?, subsidiando o município de Itapema/SC a melhorar a proposta, bem como a outros municípios.