SOUZA, Bárbara Sabrina Araújo de (2011)
As Práticas de Leitura e Escrita: a Transição da Educação Infantil Para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental
As Práticas de Leitura e Escrita: a Transição da Educação Infantil Para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental.
Pernambuco, 2011. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Pernambuco.
Nome do Orientador: Ana Carolina Perrusi Brandão
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas em duas turmas de última etapa da Educação Infantil e em duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, bem como conhecer o ponto de vista das crianças em relação à transição entre essas duas modalidades de ensino. Com vista a atingir os objetivos propostos nesta pesquisa, adotamos em nosso marco teórico, a perspectiva histórica do conceito de infância, o brincar como uma das especificidades desta etapa, assim como, a necessidade de inclusão das práticas de alfabetização e letramento, tomando por base as recomendações de documentos oficiais para o ensino da leitura e escrita, desde a Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa duas professoras de última etapa da Educação Infantil (observadas em 2009), uma da rede pública e outra da rede privada, e duas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental (observadas em 2010), uma também da rede pública e outra da rede privada. Como procedimentos metodológicos, fizemos o uso de observações de aula (10 dias letivos em cada turma), assim como a realização de entrevistas semi-estruturadas com as quatro professoras investigadas e com as crianças (totalizando 39 entrevistas em 2009 e 119 em 2010). A análise dos dados evidenciou que nas práticas das quatro professoras existiram pontos semelhantes e distintos, de tal modo que evidenciamos na sala A1, prioridade de trabalho no eixo da alfabetização, com realização de atividades de identificação de nomes, da ordem alfabética e do nome das letras. Na sala A2, também encontramos uma ênfase nas práticas de alfabetização, com utilização sistemática do livro didático, bem como a realização de ditado de palavras e textos. Quanto à sala B1, verificamos um trabalho mais voltado para a alfabetização, com frequência de atividades de cópia e de decomposição das palavras e nomeação das letras das sílabas no interior das palavras pelas crianças, porém foi à sala com maior variação nas práticas de leitura. Por fim, na sala B2, constatamos uma prática desorganizada, com pouca variedade de atividades de leitura e escrita, má utilização do tempo pedagógico e frequentes atividades de cópia. No que concerne ao ponto de vista das crianças, quanto à passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, também constatamos pontos bem relevantes em suas falas: para elas a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental significou a diminuição do espaço das brincadeiras para a realização sistemáticas de tarefas escolares. Ainda manifestaram que, na Educação Infantil, suas professoras realizaram mais momentos de leitura de histórias, ao contrário do Ensino Fundamental. Quanto as atividade de escrita, as crianças expressaram que na Educação Infantil realizavam cópia, além de demonstrarem certo desconforto com o grau de dificuldade e aumento do número de tarefas do Ensino Fundamental. Desse modo, foi possível concluir que as crianças apontaram aspectos positivos e negativos na condução das docentes, quanto às brincadeiras, leitura e escrita. A partir dos dados aqui evidenciados, atribuímos esses resultados a diversos fatores, dentre eles: a falta de planejamento de algumas atividades pelas professoras, a ausência de formação continuada e insuficiente lastro teórico quanto à perspectiva do alfabetizar-letrando.