OLIVEIRA, Sueli Machado Pereira de (2011)
A Implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos em Minas Gerais: a Visão da Criança
Minas Gerais, 2011. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
A Implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos em Minas Gerais: a Visão da Criança.
Nome do Orientador: Magali dos Reis
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação realizou um estudo em três escolas públicas, sendo duas estaduais e uma municipal, na cidade de Poços de Caldas, localizada no interior de Minas Gerais. Seu objetivo foi analisar a implantação do ensino fundamental de nove anos em Minas Gerais. Foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo e empregou, para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, o questionário e a análise de Livros de Matrícula. A pesquisa investigou as argumentações preconizadas nas legislações, nos documentos oficiais e nas pesquisas acadêmicas sobre a mudança na duração do ensino fundamental e da inclusão da criança aos seis anos de idade nesta etapa da educação básica, as concepções de criança e infância presentes nas produções científicas e nos documentos oficiais, a participação da criança sobre o ponto de vista dos seus direitos, a consideração da criança e da infância no ensino fundamental, as representações das crianças sobre os processos escolares vivenciados por ela no primeiro ano em 2004, o papel da alfabetização, do letramento e das brincadeiras neste primeiro ano, as consequências da indecisão por parte dos legisladores em relação ao estabelecimento de uma data limite para matrícula da criança de seis anos, os resultados das escolas públicas de Poços de Caldas em relação à aprovação no Ciclo Inicial da Alfabetização, no período 2005-2009, a pontuação destas escolas no IDEB, no período de 2005-2009, o nível de desempenho destas escolas no PROALFA, no período 2008-2010 e a reprovação no Ciclo da Infância, nas escolas estaduais no ano de 2008. Os resultados mostram os argumentos demográficos, socias, econômicos e políticos-educacionais que orientaram a implantação, além do fato de que a política de focalização na alfabetização e letramento surtiu resultado, mas desconsiderou a criança e a infância e a falta de condições estruturais na implantação. A pesquisa revela a criança como sujeito capaz de falar sobre a sua experiência neste novo primeiro ano e capaz de participar em questões que afetam a sua vida e tomar decisões sobre as mesmas. Palavras-chave: Criança. Infância. Participação da criança. Ensino Fundamental de Nove Anos.