STANISLAVSKI, Cleila de Fátima Siqueira (2011)
A Coleção de Leitura Escolar: Série Thales de Andrade (1928-1964) Reflexões Sobre a Leitura Escolar no Brasil
A Coleção de Leitura Escolar: Série Thales de Andrade (1928-1964) Reflexões Sobre a Leitura Escolar no Brasil.
São Paulo, 2011. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Nome do Orientador: Ana Clara Bortoleto Nery
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta Tese de Doutorado tem como objetivo analisar a constituição de um modelo de leitura escolar instituído pela Coleção de Leitura Escolar: Série Thales de Andrade da Companhia Editora Nacional. Os livros que a compõe são Ler Brincando, Espelho, Vida na Roça, Trabalho, Saudade, Campo e Cidade e Alegria, do autor Thales Castanho de Andrade. Os livros eram destinados para o ensino e aprendizagem nas escolas brasileiras, no século XX. Apresentam características similares entre eles instituindo um modelo de leitura escolar apresentado e agrupado na coleção, definindo-se a partir das idéias educacionais, sociais e culturais do início do século XX. O modelo de leitura era voltado para as escolas isoladas rurais daquele momento. Para a análise foram estudadas a materialidade dos livros (Chartier); documentos editoriais no que se refere às políticas de aquisição dos livros entre Estado e editora; na busca dos leitores pretendidos, encontrados na análise dos dados da editora, do autor edos próprios livros; e o mercado editorial. Segundo Roger Chartier (1991), suporte teórico-metodológico desta Tese, a metodologia está focada na compreensão, manipulação e estudo de textos, impressos de formas variadas, em seu contexto histórico e social, estudando-se o próprio texto e os impressos que lhe dão suporte. Dessa forma buscou-se compreender o texto a partir dos protocolos de leitura e reconstituir o processo pelos quais o livro adquire sentido considerando as relações estabelecidas entre três pólos: o texto, o objeto que lhe serve de suporte e a prática que dele se apodera. Este trabalho permite entender quais as características dos livros que compõe a Coleção e as formas pelas quais ela institui um modelo de leitura escolar. Este modelo estava presente nas características dos livros, em sua materialidade, assuntos e temas, disposição e desenvolvimento dos textos e na intencionalidade educacional contidos nos livros. Eles eram indicados pelo Estado para as escolas primárias brasileiras, fazendo circular o conhecimento, o aprendizado da escrita e da leitura, eram de fácil manuseio porque estavam disponíveis ao leitor por intermédio da escola e na relação livro- Estado-escola e contribuía para a ampliação do mercado editorial brasileiro.