CHAGAS, Valeria Inácio (2011)
Eventos de Letramento na Escola Integrada: Uma Perspectiva Etnográfica
2011. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Eventos de Letramento na Escola Integrada: Uma Perspectiva Etnográfica.
Nome do Orientador: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação os eventos de letramento em uma Escola Integrada da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMEBH), e teve como questões centrais: Como o aumento do tempo diário das crianças na Escola Integrada pode contribuir para melhorar os níveis de aprendizagem da leitura e da escrita? Quais os eventos de letramento que as crianças participam fora do espaço da sala de aula, legitimados pela Escola Integrada, que contribuem para seus processos de letramento? Como se dão as interações entre as crianças, os textos e os mediadores da leitura e da escrita nesses espaços? O estudo de caso foi adotado como estratégia metodológica de investigação, e os instrumentos principais para a coleta de dados foram a observação, a filmagem e a gravação das oficinas, bem como a utilização do caderno de campo e as entrevistas. A pesquisa foi realizada numa turma de crianças de sete anos em processo de alfabetização. Para as análises, foram selecionadas oficinas que evidenciaram os processos de leitura e de escrita como dinâmicos e dialógicos, nos quais os textos lidos e produzidos possibilitaram a produção de conhecimentos a partir da interação. O estudo proporcionou a compreensão de que, ao abrir a porta da escola para outros espaços, sujeitos, tempos e modos de aprendizagem, criam-se mais oportunidades para as crianças participarem de situações reais de uso da leitura e escrita, constituindo um diálogo permanente entre a cultura dos alunos e a situação comunicativa. Palavras-chave: Letramento; Tempo integral; Interações: Textos; Mediação.