RODRIGUES, Alessandra Pereira Carneiro (2012)
Cartilha do Araguaia “... Estou lendo!!!” : seu circuito de comunicação (1978 -1989)
Mato Grosso, 2012. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Mato Grosso.
Cartilha do Araguaia “... Estou lendo!!!” : seu circuito de comunicação (1978 -1989).
Nome do Orientador: Cancionila Janzkovski Cardoso
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT/Rondonópolis, grupo de Pesquisa ALFALE, se insere no campo da história da leitura e dos livros escolares e pauta-se no “circuito das comunicações”, modelo proposto por Robert Darnton (1990), para a análise de livros. A investigação objetiva: 1) analisar o ciclo de vida da cartilha “... Estou Lendo!!!”, por meio do modelo proposto por Darnton (1990) e; 2) resgatar e analisar os elementos que compõem o conjunto da cartilha regional “ ... Estou Lendo!!! ”. Estudos anteriores ressaltam que o estado de Mato Grosso se caracteriza mais como consumidor do que como produtor de cartilhas escolares. Portanto, ao ter em mãos uma cartilha regional, organizada por autoras mato-grossenses, ressalta-se a validade da fonte que merecia ser investigada. Do ponto de vista metodológico, a investigação se vale dos procedimentos comuns às pesquisas de cunho histórico, consistindo na localização, reunião, organização e análise das fontes documentais e orais, que podem ajudar a compreender aspectos do objeto investigado. Trata-se de uma pesquisa de fundo histórico, que busca subsídios no campo da História Cultural e da História do Livro. A investigação está alicerçada nos seguintes teóricos: ligados à história cultural (BURKE, 2005; LE GOFF, 2001 e CHARTIER, 1990); à cultura escolar (JULIA, 2001); a história da Educação (LOPES; GALVÃO, 2001), à história dos livros (DARNTON, 1990; CHOPPIN, 2004 e BITTENCOURT, 2008) e no campo do letramento (TFOUNI, 2010; KLEIMAN, 1995 e SOARES, 2010). Como se trata de uma cartilha regional utilizou-se como base pesquisas concluídas por estudiosos da historiografia regional mato-grossense (AMÂNCIO, 2008, CARDOSO; AMÂNCIO, 2005 e CARDOSO, 2009). A demarcação temporal desta pesquisa centra-se nos anos de 1978 a 1989. Em 1978 foi realizado na região o curso “Capacitação dos Recursos Humanos de Magistério para o exercício de 1º grau” – um curso de férias, destinado a professores leigos, fato considerado como o nascedouro da cartilha “... Estou Lendo!!!”. O ano de 1989 marca o fim da periodização, com base em dados obtidos por meio de fontes escritas. Análises evidenciam um contexto nacional no qual se sobressai o fracasso escolar, especialmente na passagem da 1ª para a 2ª série do 1º Grau, a quem se tenta enfrentar por políticas públicas emanadas do Ministério de Educação e das secretarias de educação estadual e municipais. No contexto regional do município de São Félix do Araguaia-MT, ressalta-se a atuação da Prelazia, capitaneada pelo bispo D. Pedro Casaldáliga Pla, em um momento histórico de muitos conflitos pela posse da terra. Do ponto de vista educacional, a igreja se une ao estado na proposta de um curso de capacitação de professores em exercício, adotando a perspectiva de Paulo Freire de alfabetização emancipatória. É nesse contexto que nasce a cartilha analisada. Há nos dados indícios de que os alfabetizadores da região do Araguaia, inseridos em um contexto de luta política, podem ser considerados pioneiros, ainda nos idos de 1984, em desenvolver práticas escolares que envolvem o ato de alfabetizar e letrar, materializadas na obra didática Cartilha/livro de Alfabetização “... Estou Lendo!!!”