DORNFELD, Larissa Mendes Gontijo (2013)
Alfabetização em São Paulo 1970-1985: Um Estudo das Diretrizes Curriculares Elaboradas Pela Secretaria de Estado da Educação
São Paulo, 2013. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
Alfabetização em São Paulo 1970-1985: Um Estudo das Diretrizes Curriculares Elaboradas Pela Secretaria de Estado da Educação.
Nome do Orientador: Ester Buffa
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho tem por objetivo central compreender os Subsídios produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo para orientar as práticas alfabetizadoras na 1ª série do primeiro grau, nesse Estado, no período de 1975 a 1985. Toma, como pressuposto teórico, o conceito de história elaborado por Marc Bloch e o documento de Le Goff. Constitui-se em uma pesquisa documental. O corpus da pesquisa é composto de documentos produzidos pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Concretizaram subsídios para orientar o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita no primeiro ano do primeiro grau, nos anos de 1970 e 1980. Analisa o conceito de alfabetização, as bases linguísticas e psicológicas que orientam os documentos analisados, identifica e caracteriza o método eclético como o indicado para a efetivação da proposta de ensino, discute o trabalho sugerido para o período preparatório, identifica os métodos de alfabetização que melhor se adequavam à proposta e analisa as orientações para o trabalho com as palavras-chave e as sílabas-chave. Conclui que, embora com a maioria das crianças na escola, as taxas de analfabetismo e de analfabetismo funcional continuam altas, mesmo depois de tantas políticas nacionais e estaduais de educação que, supostamente, visaram à melhoria da qualidade da educação.