MELLO, Regina Oneda (2013)
Alfabetização e Produção Textual: Implicações da Consciência Fonológica
Alfabetização e Produção Textual: Implicações da Consciência Fonológica.
Santa Catarina, 2013. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Oeste de Santa Catarina.
Nome do Orientador: Ortenila Sopelsa
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A apropriação do código linguístico, em suas diferentes formas e usos, possibilita aos cidadãos o acesso aos conhecimentos nas ações de falar, ouvir, escrever e ler, de forma competente. Nesse contexto é que se torna m significativos os processos do ensino e da aprendizagem da escrita e da leitura efetivados na escola formal, especialmente na etapa destinada à alfabetização. Nessa etapa, os processos de ensino priorizam a aprendizagem da escrita e da leitura, centrados nos conhecimentos iniciais do código escrito, nas relações sons (fonemas) e letras (grafemas). A compreensão e domínio destas relações e especificidades constituem os processos de formação da consciência fonológica, princípio fundamental na apropriação da escrita e da leitura, em línguas alfabéticas, como a Língua Portuguesa. O objetivo deste estudo foi compreender como a consciência fonológica se relaciona à produção de textos espontâneos, na formação de alunos competência autora e autônoma. A pesquisa qualitativa, de caráter participativa, foi realizada em uma escola da rede municipal de Joaçaba, envolvendo duas professoras e alunos do primeiro e segundo anos do ciclo de alfabetização. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as professores e alunos, grupos de estudo, intervenção participante e análise de textos produzidos pelos alunos. Os principais referenciais que fundamentaram esta pesquisa foram Freire (1986), Vygotsky (1993), Byrne (1995), Bryant e Bradley (1987), Cardoso-Martins (1995), Soares (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Bagno (2002, 2009), Lemle (1999) e Cagliari (2008a/b). Os resultados apontam que os conhecimentos desenvolvidos nos processos de formação da consciência fonológica contribuem significativamente para a formação de alunos autores e autônomos de suas escritas e leituras.