DUARTE, Joaquina Roger Gonçalves (2013)
Formação Continuada de Rede: Um Estudo de Caso da Formação de Professores no Município de Lagoa Santa
Minas Gerais, 2013. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Formação Continuada de Rede: Um Estudo de Caso da Formação de Professores no Município de Lagoa Santa.
Nome do Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo da formação continuada de professores, que tem se constituído em objeto de pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas na área educacional, com vistas à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Cursos de formação continuada têm sido organizados com metodologias e estruturas diversas, sendo a mais difundida atualmente a formação continuada em rede, que se caracteriza como a integração entre as esferas públicas União, estados e municípios e as universidades promotoras da formação, que organizam o material e formam professores-tutores encarregados de repassar a formação aos professores no âmbito de estados e municípios. Outra estratégia, também objeto deste estudo, é a formação de rede, que se caracteriza pela organização da formação na e pela própria rede de ensino, com a participação de todos os professores, centralizando-se as discussões nas demandas por eles apresentadas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, e prosseguindo de forma contínua, sem definição de prazo para o término da formação. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar os efeitos de uma participação em formação continuada de rede, com foco na alfabetização e no letramento, sobre a prática profissional dos professores que atuam na Educação Infantil (Infantil I e II) e no Ensino Fundamental anos iniciais, em uma rede municipal de ensino. Para tanto, utilizou-se, como metodologia a pesquisa quantitativa e qualitativa, através dos seguintes procedimentos: questionário e observação dos seminários desenvolvidos ao longo da formação. Os principais resultados da pesquisa são: a formação continuada de rede, tal como desenvolvida na rede de ensino estudada, teve reflexos positivos na prática docente e na construção de saberes sobre os processos de aprendizagem referentes à aquisição da língua escrita; a formação promoveu mudanças na cultura da escola, mobilizou todos os professores da rede de ensino e foi por eles apropriada como sendo inerente à sua função e ao seu desenvolvimento profissional. A pesquisa suscita questões que precisam ser investigadas, tais como a identificação das estratégias utilizadas na formação de rede estudada, que considerava os saberes constitutivos da experiência e o cotidiano da prática em sala de aula, na interação entre professor e aluno, e os (re)significava à luz de teorias científicas.