CRUZ, Maria do Carmo Gallo (2013)
A organização das práticas de alfabetização na escola particular a partir da inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental
Minas Gerais, 2013. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
A organização das práticas de alfabetização na escola particular a partir da inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental.
Nome do Orientador: Maria Lúcia Castanheira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa de que resultou esta dissertação teve como principal objetivo a realização de uma análise das propostas de alfabetização de algumas instituições particulares de ensino de Belo Horizonte, considerando os conhecimentos e habilidades relacionados à aquisição da língua escrita que essas escolas instituem como mais relevantes para as crianças de seis anos, logo ao ingressarem no ensino fundamental. O estudo foi motivado pela alteração da organização da educação básica por meio da Lei Federal nº 11.274/06, que ampliou a duração do ensino fundamental para nove anos. Optamos por realizar um estudo de caráter contrastivo, ao considerarmos diferentes formas de ingresso das crianças de seis anos no ensino fundamental: que tenham (ou não) cursado a educação infantil e que sejam oriundas (ou não) da própria instituição de ensino. A coleta de dados envolveu professores e coordenadores do 1º ano de três escolas de Belo Horizonte, reputadas no mercado escolar pelo alto nível de exigência acadêmica. Para alcançar os objetivos da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a entrevista semiestruturada e a análise documental como os principais instrumentos de coleta dos dados. A análise dos dados apoiou-se num conjunto de autores que investigam as concepções de alfabetização e letramento e nos estudos sobre as escolas eficazes. Aprofundamos algumas questões ligadas à gestão pedagógica e à proposta curricular, em especial a questão da alfabetização e das estratégias avaliativas realizadas no 1º ano do ensino fundamental. Os resultados revelam que há uma relação entre os procedimentos avaliativos utilizados no processo de inserção das crianças nas escolas e as diretrizes que definem o planejamento pedagógico das práticas de alfabetização nesse novo cenário educacional.