BARBOSA, Maria José Landivar de Figueiredo (2013)
DOS INTENTOS DE ESCRITA À ESCRITA CONVENCIONAL: ALGUMAS MANIFESTAÇÕES
São Paulo, 2013. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
DOS INTENTOS DE ESCRITA À ESCRITA CONVENCIONAL: ALGUMAS MANIFESTAÇÕES.
Nome do Orientador: Rosa Attiê Figueira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Neste trabalho, a partir da perspectiva que nos abre o Interacionismo (De Lemos) propomos-nos a analisar algumas manifestações no processo de aquisição de escrita de crianças que frequentam a Educação Infantil e crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental cuja faixa etária compreende de 2 a 9 anos. Metodologicamente nos acercamos de modos diferentes de coletas: dados provenientes de gravações de áudio e vídeo realizadas em âmbito escolar no ano letivo de 2011; dados retomados de Barbosa (2000) e de Rodrigues (2012). Realizamos um percurso analítico tomando Figueira (1984, 1985, 1995, 1996, 2001, 2002, 2003, 2005, 2008, 2010, 2011, 2012) como principal interlocutora. Suas postulações na área de aquisição da linguagem oral acerca do erro e das autocorreções espontâneas ou elicitadas, mostraram possibilidades significativas de interpretação no terreno da aquisição da escrita. Retomadas, reformulações, rasuras são atos que no quadro da oralidade ou da escrita põem em foco, pelo menos em sua maior parte, o erro ocorrência que, destoando daquela considerada correta ou esperada, tanto na fala quanto na escrita - pode ser conduzida a um reparo ou correção. Ademais, a aquisição da linguagem oral pode ser relacionada à apropriação do funcionamento simbólico pela criança. Nesse lugar o sujeito-criança mostra uma faceta de sua posição no mundo dos letrados, uma vez que pactua com a cultura da linguagem oral e escrita, expondo sua singularidade. Nesse contexto, entendemos que a passagem do registro natural para o registro simbólico, valorativo e cultural se dá no jogo de relações entre o sujeito, o outro e a língua