SOARES, Raquel Pereira (2013)
O Uso do Blog na Alfabetização
Minas Gerais, 2013. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Uberlândia.
O Uso do Blog na Alfabetização.
Nome do Orientador: Adriana Pastorello Buim Arena
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, com 26 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental. Com o objetivo de analisar os impactos da construção de um blog no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, de sujeitos em processo de alfabetização, optou-se pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação para a realização de uma sequência didática que promovesse mudanças nos sujeitos pesquisados, assim como no pesquisador, e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e aprender a ler e a escrever no ensino fundamental. Os procedimentos de coleta e de construção dos dados durante todo o processo foram observação, entrevista e plano de ação. A análise foi realizada a partir do método interpretativo, centrado sobre os sinais ou indícios dos dados, à luz das ideias de Freinet (1974, 1977), Vigotsky (1988, 2009), Bajard (2002, 2012), Frank Smith (1991), Roger Chartier (1999), Bakhtin (2000), Calil (2012, 2012 a, 2013) e Leontiev (1978). A pesquisa evidenciou que os alunos, sujeitos desta investigação, estão envolvidos em um processo de ensino e de aprendizagem da escrita e da leitura apoiados em métodos tradicionais, vinculados ao livro didático, em atividades de prontidão e sofrem a ausência da produção de textos. As crianças pesquisadas não reconhecem o jornal como um suporte de leitura e não utilizam o computador para a produção escrita. Entretanto, ao serem motivadas a redigir notícias de sua própria autoria, utilizando o computador com a finalidade de produzir lides e postá-los em um blog construído por elas, os alunos, além de se interessarem mais pela leitura do jornal, eles reconheceram o computador com um instrumento que auxilia e facilita o processo de escritura de textos. Além disso, o plano de ensino desenvolvido neste trabalho, voltado às necessidades infantis, proporcionou que as crianças entrassem em atividade assim como propõe o conceito de Leontiev.