LEITE, Élia Aparecida Samuel (2014)
Alfabetização e Letramento: Desafios e Possibilidades de Uma Escola Pública Municipal a Partir do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa
Minas Gerais, 2014. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública)
Universidade Federal de Juiz de Fora.
Alfabetização e Letramento: Desafios e Possibilidades de Uma Escola Pública Municipal a Partir do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.
Nome do Orientador: Terezinha Maria Barroso Santos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa realiza um estudo sobre o impacto do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – numa escola da rede municipal de Juiz de Fora/MG, sob duas perspectivas: a da gestão da escola e a de seus docentes alfabetizadores. Para tal buscou-se conhecer e analisar as estratégias utilizadas pela gestão escolar para divulgação do PNAIC na escola; verificar se há algum tipo de monitoramento por parte da equipe gestora das práticas pedagógicas adotadas pelos docentes cursistas, a partir da implementação do programa e analisar a avaliação do professor alfabetizador da escola sobre os cursos de formação continuada oferecidos pelo mesmo. Autores como Soares (1998, 2004), Kleiman (2008), Mortatti (2006) e Tfouni (2010) sustentam teoricamente as reflexões sobre alfabetização e letramento apresentadas nessa pesquisa e defendidas pelo programa. Como metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa e interpretativa dos dados a partir dos seguintes instrumentos: análise documental, entrevistas e questionários. A análise dos dados permitiu-nos um diagnóstico: (1) falta de participação da família na vida escolar dos filhos; (2) necessidade de melhor aproveitamento do material de formação do Pacto e de transformação das salas de aula em um ambiente alfabetizador; (3) necessidade de organização de um sistema de monitoramento e avaliação das práticas pedagógicas e gestoras a partir da implementação do PNAIC. Com base nesse diagnóstico nos foi possível a elaboração de um Plano de Ação Educacional – PAE – que propõe estratégias para que as carências relacionadas sejam sanadas e haja melhor gerenciamento do PNAIC nessa escola.