SOUSA, Sandra Novais (2014)
O Cenário Educativo em Mato Grosso do Sul: as Cores e o Tom da Alfabetização Com os Programas "Alfa e Beto" e Pnaic
Mato Grosso do Sul, 2014. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
O Cenário Educativo em Mato Grosso do Sul: as Cores e o Tom da Alfabetização Com os Programas "Alfa e Beto" e Pnaic.
Nome do Orientador: Eliane Greice Davanço Nogueira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul adotou, em 2008, o Programa Além das Palavras, como parte das medidas para melhorar os índices de aproveitamento dos alunos nas avaliações externas. No que se refere à alfabetização, o programa baseia-se em um modelo de formação e em manuais didáticos fornecidos pelo Instituto Alfa e Beto. Entrementes, em 2012, o Estado também adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e os alfabetizadores começam a participar de dois modelos de formação: um ligado ao Alfa e Beto e outro ligado ao Pacto. Diante deste contexto, este estudo tem como objetivo compreender e analisar tanto a matriz teórica dos Programas, quanto o contexto de suas implantações e os impactos dessas ações da Secretaria na prática dos professores alfabetizadores, percebidos e mensurados por estes. A metodologia adotada valeu-se de pesquisa documental e bibliográfica e também da aplicação de questionários fechados a professores alfabetizadores de 13 das 46 escolas estaduais do município que oferecem classes do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental. Paralelamente a essa pesquisa mais ampla e geral, foi realizada, com um grupo focal de 12 professores de uma escola estadual de Campo Grande/MS, uma investigação mais aprofundada, utilizando-se como metodologia a realização de Ateliês Biográficos e a recolha de narrativas de si, com o objetivo de compreender as repercussões das ações da SED/MS pela voz dos sujeitos por elas impactados. Os resultados das pesquisas demonstraram, no campo teórico, a divergência das matrizes teóricas dos programas quanto aos conceitos de alfabetização, letramento, avaliação da aprendizagem e formação de professores. Na pesquisa de campo, por meio da análise dos questionários constatou-se que a maioria dos professores não percebe essa divergência, não tendo clareza sobre o referencial teórico que fundamenta as práticas alfabetizadoras determinadas pela Secretaria. Com o grupo focal, percebeu-se, na análise das narrativas, que os professores pensam ativamente sobre sua prática, percebem as mudanças que escola e sociedade vêm sofrendo e, principalmente, demonstram desejo de desempenhar sua função educativa o melhor possível. No entanto, revelam também a falta de investimento do poder público numa formação mais aprofundada no campo teórico, que permita aos professores maior autonomia e participação nas decisões institucionais. Como sugestão de intervenção para melhoria desse cenário, apresentamos cinco dimensões que merecem reflexão por parte das Secretarias de Educação e do Ministério da Educação, quais sejam: a) uma proposta de estágio supervisionado, na formação inicial, que alie teoria e prática de ensino; b) programas de inserção de professores iniciantes, a fim de diminuir os impactos do início de carreira; c) melhor aproveitamento dos tempos de planejamento nas escolas, com propostas de estudos coletivos, a partir das necessidades de cada unidade escolar; d) maior investimento público nos programas de pós-graduação em Educação, em especial, os que oferecem o mestrado profissional, por seu vínculo com a Educação Básica; e, por fim, uma crescente busca por mais autonomia profissional.